19 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Mercadona doou 65 toneladas de bens essenciais no Distrito de Setúbal

Mercadona doou 65 toneladas de bens essenciais no Distrito de Setúbal

Mercadona doou 65 toneladas de bens essenciais no Distrito de Setúbal

Ao todo, no País, os apoios da empresa a entidades de cariz social totalizaram as 1 900 toneladas

A Mercadona, que em Junho e Julho de 2022 se instalou com superfícies comerciais em Setúbal e Montijo, já doou 65 toneladas de bens de primeira necessidade a várias instituições de cariz social do distrito sadino.

A informação consta de um balanço feito pela cadeia de supermercados, referente às acções de responsabilidade social dinamizadas ao longo do último ano no País.

- PUB -

“Das 1 900 toneladas de bens de primeira necessidade doadas ao longo de todo ano, 65 toneladas foram entregues a entidades locais no Distrito de Setúbal. Entre elas estão as cantinas sociais ‘Associação de Professores e Amigos das Crianças do Casal das Figueiras’ e a ‘Associação Caminho do Bem Fazer’, com as quais a Mercadona colabora diariamente a partir de cada uma das suas lojas de Setúbal e Montijo, respectivamente, e o Banco Alimentar”, anunciou a empresa.

A quantidade total de produtos doados foi “equivalente a 31 mil e 600 carrinhos de compras”. E abrangeu, globalmente, “mais de 70 entidades de cariz social” – como bancos alimentares, instituições particulares de solidariedade social e organizações não governamentais –, localizadas nas áreas do território nacional onde a Mercadona se encontra representada.

A empresa realça também o contributo dos clientes em acções de solidariedade desenvolvidas. “Ao longo do ano, os ‘chefes’ (clientes) colaboraram em diferentes iniciativas solidárias, entre as quais se destacam as campanhas do Banco Alimentar Contra a Fome, da Cruz Vermelha Portuguesa e do Banco Solidário Animal organizada pela Animalife.”

- PUB -

E salienta ainda uma operação levada a efeito num período muito particular. “ No Natal, a Mercadona fez ainda uma doação especial de 50 toneladas de bens alimentares a diversas entidades nos distritos onde tem lojas”, aponta, sem deixar de fazer notar a totalidade dos apoios concedidos em 2022 em território ibérico. “Entre Portugal e Espanha, a empresa doou 25 100 toneladas de bens de primeira necessidade.”

Ainda no âmbito do seu Plano de Responsabilidade Social, a empresa recorda que, “a par da doação de alimentos, colabora de forma próxima com 32 fundações e centros ocupacionais na decoração das suas lojas com murais de trencadís (mosaicos típicos do Mediterrâneo), elaborados por mais de mil pessoas com incapacidade intelectual”.

Integrada no mesmo plano está uma estratégia de sustentabilidade, assente num “Sistema de Gestão Ambiental próprio, baseado nos princípios da economia circular e focado na optimização logística, eficiência energética, gestão de resíduos, produção sustentável e redução do plástico”. Neste domínio, a Mercadona diz estar “a desenvolver, junto dos seus fornecedores Totaler, a Estratégia 6.25 – 6 acções para atingir um triplo objetivo até 2025: reduzir o plástico em 25%, que todas as embalagens sejam recicláveis, e reciclar todos os seus resíduos de plástico”.

- PUB -

A conculuir, a empresa recorda que “integra desde 2011 o Pacto Mundial das Nações Unidas para a defesa dos valores fundamentais em matéria de Direitos Humanos, Normas Laborais, Meio Ambiente e Luta contra a Corrupção”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -