23 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
Marcelo condecora Rogério Chora com grau de Oficial da Ordem do Mérito

Marcelo condecora Rogério Chora com grau de Oficial da Ordem do Mérito

Marcelo condecora Rogério Chora com grau de Oficial da Ordem do Mérito

Pintor setubalense esteve no Palácio de Belém na passada terça-feira para receber galardão

 

Rogério Chora, emblemático pintor setubalense, foi recebido no Palácio de Belém onde o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o agraciou com o grau de Oficial da Ordem do Mérito. A medalha foi entregue na passada terça-feira, 30 de Janeiro, mostrando-se uma surpresa para o artista, segundo o próprio revelou a O SETUBALENSE.

- PUB -

“Foi então que disse ‘vou homenageá-lo’, eu não estava à espera daquilo. Veio depois uma funcionária da Casa da Presidência com a caixa [com a medalha]”. Confessa ter estado à conversa, durante bastante tempo, com o presidente aproveitando também para falar sobre um projecto futuro – que preferiu ainda não revelar – mas afirmou que recebeu ‘carta verde’ de Marcelo Rebelo de Sousa.

“Falámos sobre um outro trabalho, que é um trabalho que eu vou fazer, e ele também deu o ‘amén’”. A obra do acarinhado pintor setubalense conta com centenas de obras, ao longo dos mais de 60 anos de carreira, sendo que os temas ligados ao mar têm sido sempre mote das suas artes. Com mais de oito décadas de vida, diz que nunca deixou de trabalhar, e que muitas vezes ainda o faz mesmo aos dias de fim-de-semana.

“Eu já sou pintor há mais de 60 anos, e tenho-me debruçado aqui sobre os temas marítimos, tenho vivido sempre aqui em Setúbal e tenho sido o único pintor que consegue sobreviver aqui em Setúbal. A nossa cidade é uma cidade pobre, eu trabalhei muito, e trabalho, trabalho ao domingo, e continuo a trabalhar”.

- PUB -

Das mãos do Presidente da República chegou a condecoração que, apesar de inesperada para o artista, é significante não apenas pessoalmente mas também para a cidade de onde nunca saiu e sempre fez por ser um dos principais elementos das suas pinturas.

Em meados de Dezembro do ano passado inaugurou, na Galeria Municipal do 11, a mostra “Formas de Olhar” em que a inauguração contou com a presença de André Martins, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, vereador na autarquia sadina com o pelouro da Cultura, e o presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Luís de Matos.

Rogério Carlos Chora nasceu a 17 de Julho de 1941 sendo o segundo entre quatro irmãos. Passou pela Casa dos Pescadores, onde terminou o ensino primário, frequentando também o colégio ‘Boto’ e a Escola Conde Ferreira. Foi aluno do curso de Pintura Decorativa na Escola António Arroio, em Lisboa, tendo depois começado a produzir as próprias obras. O percurso foi interrompido durante uns meses aquando da sua ida para a Alemanha – para fugir à Guerra Colonial.

- PUB -

Desde então, muitos são os marcos da sua carreira, onde, além de ter sido recebido pelo actual chefe de Estado, já tinha também estado com os presidentes Mário Soares e Aníbal Cavaco Silva.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -