23 Julho 2024, Terça-feira

- PUB -
Jovens setubalenses apresentam projecto inovador para criação de jardim sustentável

Jovens setubalenses apresentam projecto inovador para criação de jardim sustentável

Jovens setubalenses apresentam projecto inovador para criação de jardim sustentável

“As Traseiras” distinguiu-se entre as 15 candidaturas nacionais e alcançou o primeiro lugar do ‘Prémio Voluntariado Jovem Montepio’

 

Érica Oliveira, Tiago Paciência e Carlos Santos são os nomes dos três jovens setubalenses que alcançaram o primeiro lugar da 11.ª edição do ‘Prémio Voluntariado Jovem Montepio 2021’, ao apresentarem o projecto “As Traseiras”, que se propõe a “dar uma nova cara” ao jardim do Bairro 2 de Abril, em Setúbal.

- PUB -

Levado a cabo por intermédio da Associação Cultural Novas Ideias – Setúbal Academy, o projecto, mais do que recuperar o espaço degradado das traseiras do Centro Social Elmano Sadino, onde funciona a associação, concentra em si a ambição de criar um dos primeiros jardins sustentáveis do País, inserido num bairro social.

Na cerimónia de entrega do prémio, ocorrida na passada quinta-feira, no auditório da Junta de Freguesia de São Sebastião, estiveram presentes entidades regionais e Carlos Beato, membro do conselho de administração da Fundação Montepio, que premiou a associação com 2 750 euros e cada um dos jovens com 250 euros.

O responsável não deixou de reconhecer a “relevância da ideia inovadora”, frisando que o projecto setubalense foi distinguido entre as 15 candidaturas nacionais apresentadas e seleccionado “por um júri altamente qualificado, com representantes de diversas associações do País”.

- PUB -

Já Pedro Pina, vereador da Câmara Municipal do Setúbal, fez questão de estar presente para “valorizar a participação empenhada dos mais jovens” em actividades que “não só melhoram o território da freguesia de São Sebastião, mas sobretudo dão exemplo de que é possível participar na sociedade civil com boas propostas”.

Para realçar o papel do movimento associativo na sociedade, o presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Nuno Costa, enumerou o “papel incansável da Associação Cultural Novas Ideias”, não poupando elogios ao trabalho que tem desenvolvido.

Actividades lúdicas, áreas de convívio, um caminho sensorial e um espaço de protecção de sobreiros são os objectivos que o presidente da ACNI, Fernando Cruz, afirma querer alcançar com a ajuda dos jovens voluntários. “Queremos dar aos moradores a oportunidade de criarem uma relação com o ambiente”, garantiu.

- PUB -

“Este é dos poucos espaços do País que contém sobreiros urbanos e não podíamos deixar de salvaguardar a sua continuidade”, acrescentou.

Em Novembro do passado ano, Fernando Cruz desafiou os três jovens a reanimar o território abandonado e o resultado está à vista. Concluída a fase de limpeza, prevê-se agora a manutenção e requalificação do jardim.

A cerimónia de entrega do ‘Prémio Voluntariado Jovem Montepio’ terminou com um apontamento musical, garantido pelas cantoras Masta Kutsir e Catherine, de homenagem às populações vítimas da guerra na Ucrânia.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -