Investimento do Governo em obras de protecção visa Portinho da Arrábida

Investimento do Governo em obras de protecção visa Portinho da Arrábida

Investimento do Governo em obras de protecção visa Portinho da Arrábida

Reposição de sistemas naturais e minimização de risco em Setúbal na lista de obras contempladas pelo Ministério do Ambiente

Foi anunciado pelo Governo um investimento de 20,2 milhões de euros em obras prioritárias de protecção do litoral. A “reposição de sistemas naturais e minimização de risco” no Portinho da Arrábida estão entre os investimentos governamentais, sendo que não foi ainda especificado se o bloco rochoso que está em risco de queda está incluído nesta acção.

- PUB -

No entender da ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho, a “protecção do litoral é uma prioridade nacional para o Governo”, que pretende “um litoral mais resiliente e preparado para enfrentar os desafios impostos pelas alterações climáticas”.

O Ministério do Ambiente destacou, numa nota de Imprensa, que 13,9 milhões de euros serão suportados através do Fundo de Coesão/Sustentável 2030, que aprovou o financiamento de 12 candidaturas para intervenções de protecção e de defesa do litoral, “que combinam engenharia avançada com soluções baseadas na natureza, promovendo a adaptação climática e a gestão sustentável do litoral”.

Ao montante financiado pelo Programa Operacional Sustentável 2030 juntam-se cerca de 6,3 milhões de euros assegurados pelo Orçamento do Estado. De acordo com o Governo, “estes projectos representam um marco significativo no combate à erosão costeira, na adaptação às alterações climáticas e na promoção de soluções sustentáveis para a protecção do litoral português” e foram “desenhados para garantir a protecção de pessoas e bens, preservar o património natural e aumentar a resiliência das comunidades locais”.

- PUB -

Para o Distrito de Setúbal, foi ainda aprovada a alimentação artificial de areias nas praias da Costa da Caparica e de S. João da Caparica, reforçando a resiliência costeira na Área Metropolitana de Lisboa (AML), assim como o desassoreamento da Lagoa de Albufeira, melhorando a circulação de águas, e a reposição de sistemas naturais e minimização de risco na Praia da Califórnia e no Portinho da Arrábida.

Troço na Arrábida fechado há quase dois anos

Foi no dia 8 de Fevereiro de 2023 que, por razões de segurança, o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins determinou o encerramento do troço da Rua Círio da Arrábida entre a Praia da Figueirinha e o Creiro, por se ter verificado que havia o risco de queda sobre a via de um bloco rochoso com cerca de mil toneladas, localizado em terrenos propriedade da empresa Secil e em pleno Parque Natural da Arrábida.

- PUB -

Perto de fazer dois anos que está encerrado, ainda não é conhecido o futuro deste troço, uma realidade que já é conhecida pela ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho, após ter visitado Setúbal no passado mês de Julho e ter analisado os problemas que “têm de ser” resolvidos na costa sadina.

Contactada por O SETUBALENSE, a Câmara Municipal de Setúbal garante ainda não ter informação concreta sobre o investimento que será aplicado no Portinho da Arrábida, nem sobre as acções específicas que vão ser realizadas no local. Com Lusa

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -