Verba de 37 milhões e 800 mil euros ao abrigo do Programa de Apoio ao Acesso à Habitação vem para Setúbal
A cidade de Setúbal vai ter 320 casas reabilitadas depois de, nesta segunda-feira, o presidente da câmara municipal, André Martins, ter assinado contratos e termos de responsabilidade e aceitação de uma verba de 37 milhões e 800 mil euros, ao abrigo do Programa de Apoio ao Acesso à Habitação financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Foi na residência oficial do primeiro-ministro que o autarca setubalense rubricou “contratos de várias operações de reabilitação” que tinham sido candidatados pela Câmara Municipal de Setúbal aos fundos europeus, explica André Martins numa nota publicada na sua página da rede social Facebook.
A assinatura destes documentos permite assim que o município avance com a reabilitação de edifícios para habitação digna destinada às famílias mais vulneráveis e, numa fase posterior, vão ser candidatas ao Instituto de Habitação e Reabilitação (IHRU) que terá de fazer a aprovação.
Na mesma publicação o edil afirma que, ao momento, a autarquia já garantiu “a aprovação de candidaturas ao PRR que representam um volume de financiamento de cerca de 135 milhões de euros (sem IVA) para operações na área da Habitação” afirmando que, em Novembro do ano passado, o município era o segundo que tinha “maior volume de financiamentos aprovados pelo PRR”.
Durante o evento Luís Montenegro dirigiu-se aos autarcas e deixou-lhes uma palavra de apoio e confiança para que a assinatura dos documentos possa ajudar o País a alavancar. “Tenho a certeza absoluta de que nas vossas mãos, todos os meios que foram hoje disponibilizados se vão materializar em casas novas que vão ser a porta de entrada de muitas famílias, numa vida digna e numa vida com futuro”.
Da mesma forma o governante explicou algumas das necessidades de Portugal para que a economia possa crescer e, ao mesmo tempo, ser produtiva e de destaque no panorama europeu. “Precisamos de ter boas escolas, boas unidades de saúde e casas acessíveis para todos para podermos ter connosco os melhores, para podermos atrair de fora para dentro ainda mais, para nos ajudarem a ter uma economia competitiva, produtiva que dê uma trajectória de crescimento duradouro que possa ser sufi ciente para nos colocar na vanguarda da Europa”.
Distrital do PSD elogia investimento do Governo na Habitação
A Comissão Política Distrital do Partido Social-Democrata (PSD) de Setúbal congratula o Governo pela assinatura destes contratos com o intuito de “resolver os problemas reais das pessoas, desta vez em matéria de Habitação”.
Em nota de Imprensa enviada à redacção de O SETUBALENSE os social- -democratas dão os parabéns aos governantes que, com esta colaboração, vão fazer com que no distrito os 22 documentos assinados signifiquem “um investimento de cerca de 94 milhões de euros que se vão reflectir em 874 novos fogos destinados a famílias carenciadas nos concelhos de Alcochete, Almada, Moita, Seixal, Setúbal e Sesimbra”.