12 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Festas da Baía regressam com aposta nas tradições marítimas

Festas da Baía regressam com aposta nas tradições marítimas

Festas da Baía regressam com aposta nas tradições marítimas

Exposições, música e actividades tradicionais preenchem certame sadino, que quer promover ligação da população ao mar

 

As Festas da Baía de Setúbal, antiga Semana do Mar, estão de volta a Setúbal, entre 21 e 30 de Setembro. Este certame, organizado numa parceria entre Câmara Municipal, APSS e Aporvela, com os apoios da Marinha e da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, tem nesta edição várias actividades que pretendem apostar nas tradições marítimas setubalenses, promovendo o “envolvimento da população e de quem visita a cidade”.

- PUB -

O arranque das Festas da Baía de Setúbal está marcado para esta quinta-feira, 21 de Setembro com o “Fórum Investir, Inovar e Descarbonizar – ligação porto cidade”. A iniciativa tem início às 09h00, no Fórum Municipal Luísa Todi.

Ainda no dia de abertura haverá um concerto pela Banda da Armada, às 21h30 no mesmo espaço, numa parceria com a Marinha Portuguesa. Este concerto é gratuito, sendo que é necessário levantar convites na bilheteira do Fórum Municipal Luísa Todi.

O segundo dia do certame sadino trará ao setubalenses um grande nome da música portuguesa, com Ana Bacalhau a actuar às 22h00, na Doca dos Pescadores.

- PUB -

Ainda relativamente à animação musical, as Festas da Baía apresentam O Homem na Lua, a 23, Cadita, a 24, Banda World Music, a 25, Cante Alentejano, a 26, Folk Sado, a 28, Dixit Band, a 29, e Jorge Nice, no dia 30. A toda esta música junta-se ainda um espectáculo de stand up comedy, no dia 27.

 

Oferta gastronómica e cultural para todos os gostos

- PUB -

Além da música, um dos destaques do certame é a mostra gastronómica “Setúbal no Largo”, no Largo José Afonso. Esta iniciativa contará com a participação de associações de pescadores e ostras, com showcookings ao vivo por chefs da restauração setubalense.

Já os vinhos da península, assim como a gastronomia de mar, vão estar disponíveis em cinco restaurantes participantes do certame.

O recinto das Festas da Baía de Setúbal funciona entre as 18h00 e as 23h00 nos dias 22, 25, 26, 27, 28 e 29, sendo que nos dias 23, 24 e 30 vai estar aberto aos visitantes entre as 12h00 e as 15h00 e das 18h00 às 23h00.

Outra das apostas do programa é um conjunto de exposições sobre a importância do porto de Setúbal e as actividades tradicionais do Sado, com “100 Anos, Um Porto, Um Rio, Uma Cidade”, no Largo José Afonso, e “100 Anos Navegando pela História”, no Cais 2, ambas visitáveis diariamente, das 10h00 às 23h00, e a mostra de rua “Olhar os Pescadores na Baía de Setúbal”, na Praia da Saúde.

Já a Casa da Baía, que já havia recebido a apresentação do evento, acolhe a exposição “O construtor de barcos”, de Júlio Figueiras, que apresenta réplicas, fotos e diagramas originais de embarcações tradicionais do Sado. Esta mostra pode ser visitada diariamente entre as 10h00 e as 20h00.

Também será possível realizar passeios gratuitos de uma hora no Sado, com inscrição obrigatória, em embarcações tradicionais e outras nos dias 21, 22, 23, 28, 29 e 30, com saídas às 11h00 e às 15h00. Esta iniciativa tem como parceira o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

Ainda em parceria com o ICNF, vão se realizar visitas guiadas gratuitas ao Museu Oceanográfico do Portinho da Arrábida, nos dias 25 e 27, entre as 15h00 e as 17h00, assim como acções de sensibilização e boas práticas, no auditório do Mercado do Livramento, entre as 11h00 e as 12h00, sobre os “Golfinhos Roazes”, nos dias 22 e 28, “Áreas Protegidas – Parque Marinho e Reserva”, a 26.

No Convento de São Paulo, nos dias 23, 24, no Moinho de Maré da Mourisca, a 28 e 29, e a bordo da caravela Vera Cruz, a 26, sempre a partir das 21h00, poderá realizar observação de estrelas, através do evento “Há Estrelas na Baía”, com inscrições a três euros.

Outras actividades que compõem o programa das Festas da Baía de Setúbal 2023 são sessões de pintura ao vivo de embarcações, passeios pedestres e peddy papers, teatro e o Rally-Cruzeiro Lisboa-Setúbal, no último dia do certame, com partida às 11h00.

Embarcações promovem “literacia do mar”

Entre os convidados desta 6.ª edição do evento estão confirmados os veleiros Pascual Flores, o navio-escola Sagres, o navio-escola Polar, o navio-escola Zarco e a caravela Vera Cruz.

Outro parceiro na organização das Festas da Baía de Setúbal, a Aporvela, traz a Setúbal a caravela Vera Cruz, que vai estar aberta a visitas públicas, e um conjunto de iniciativas que visam “promover a literacia do mar”.

Além da caravela Vera Cruz da Aporvela, estarão abertos a visitas escolares e do público em geral, no Cais 2 do porto, os veleiros Sagres, Polar e Zarco, da Marinha Portuguesa, e o galeão espanhol Pascual Flores.

As embarcações portuguesas podem ser visitadas no dia 21, das 14h00 às 17h00, entre os dias 22 e 30, das 10h00 às 17h00, enquanto o galeão Pascual Flores recebe visitas entre os dias 25 e 30 de Setembro, no mesmo horário. O derradeiro dia do evento, 24 de Setembro, um domingo, fica marcado pela largada do NRP Sagres e do grande veleiro Pascual Flores, que zarpam às 11h00 do Cais 2 e do molhe exterior.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -