Evento orientado pelo Distrito 115 Centro Sul do Lions Club International decorreu no Cinema Charlot
Jovens talentos que escolheram as artes plásticas e a escrita para expressar a importância da paz no mundo foram distinguidos no passado sábado, na Festa da Paz, realizada no Cinema Charlot – Auditório Municipal.
O evento, promovido anualmente pelo Distrito 115 Centro Sul do Lions Club International com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, marcou a entrega de prémios das edições 2025/2026 do Concurso Internacional do Cartaz da Paz e do Concurso Distrital de Textos da Paz, ambos subordinados ao tema “Juntos Somos Um”.
A Festa da Paz integrou, além da entrega de prémios, momentos de dança e poesia. A edição deste ano incluiu ainda uma vertente solidária, com angariação de fundos destinada a apoiar pessoas afetadas pelas intempéries que recentemente atingiram o território nacional, reforçando a dimensão cívica e comunitária do evento.
Presente no evento esteve o vereador Paulo Maia que, durante a sua intervenção, sublinhou que os trabalhos distinguidos vão além do exercício escolar. “Os cartazes e os textos distinguidos não são apenas trabalhos escolares, são mensagens poderosas, apelos à tolerância, à cooperação e ao respeito pelos direitos humanos, os quais constituem visões de um futuro melhor”, tal como se lê em informação enviada pelo município.
O autarca considerou ainda que, além de celebrar o talento, a criatividade e a esperança, eventos desta natureza “reforçam os laços da comunidade e mostram que, todos juntos, podemos fazer a diferença e renovam o compromisso de, no nosso quotidiano, todos sermos agentes da paz”.
“É diálogo, respeito, justiça, igualdade de oportunidades e capacidade de escutar o outro. Incentivar crianças e jovens a pensar na Paz é formar cidadãos mais conscientes, mais participativos e mais comprometidos com o bem comum”, complementou.
Reafirmou o compromisso do município “com a promoção dos valores da inclusão e da diversidade, da solidariedade, da convivência democrática”, até porque, frisou, “Setúbal é uma cidade de encontros de culturas, de histórias partilhadas e é nessa diversidade que encontramos a nossa maior riqueza”.
A presidente da direção do Distrito 115 Centro Sul do Lions Club International, Maria Teresa d’Ávila, salientou que a Festa da Paz pretende estimular o diálogo em torno de valores universais e reforçar o papel central da educação na construção de uma sociedade mais justa e pacífica. A responsável deseja que, em futuras edições, mais jovens possam partilhar “as suas ideias e contribuírem para um mundo melhor” naquela que é uma iniciativa que permite aos mais novos “expressar, através das artes, a sua visão para um mundo mais harmonioso e solidário”.
Maria José Brito, assessora dos concursos juntamente com Rosália Rodrigues, realçou que a celebração é também um momento de solidariedade e de reflexão coletiva, ao proporcionar aos participantes a oportunidade de partilhar, através da arte e da palavra, a sua visão para um mundo mais harmonioso.