Exposição sobre Fran Paxeco inaugurada hoje na Galeria Municipal do 11

Exposição sobre Fran Paxeco inaugurada hoje na Galeria Municipal do 11

Exposição sobre Fran Paxeco inaugurada hoje na Galeria Municipal do 11

Mostra abre portas a partir das 15 horas e pode ser visitada até 22 de Fevereiro de terça-feira a sábado das 11 às 13 horas e das 14 às 18 horas

“150 anos do nascimento de Fran Paxeco – Vida e Obra” dá nome à exposição que é inaugurada esta tarde na Galeria Municipal do 11. Manuel Francisco Pacheco é homenageado no ano em que se completam 151 anos do seu nascimento.

- PUB -

A exposição “dedicada a uma das mais célebres fi guras da história de Setúbal”, como explica a câmara municipal em nota de Imprensa, vai abrir ao público a partir das 15 horas e vai estar patente naquele espaço cultural até 22 de Fevereiro. As visitas são gratuitas e podem decorrer de terça-feira a sábado das 11 às 13 horas e das 14 às 18 horas – o museu está encerrado aos domingos, segundas-feiras e feriados.

Esta não é a primeira vez que a personalidade tem destaque pois, em 2024, começaram as comemorações do 150.º aniversário do homem que assina mais de 70 títulos ligados à história, literatura e economia que foram depois publicados em jornais, revistas e livros. Para o presente ano estão marcados mais momentos de homenagem.

Fran Paxeco teve também carreira como jornalista tendo começado por trabalhar no “Gazeta Setubalense”. Fundou o jornal “Elmano” com apenas 16 anos. Em 1894 integrou a redacção de política de “A Vanguarda”, à época de Narciso Rebelo Alves Correa, naquele que era considerado “o mais independente e inflamado jornal da época”.

- PUB -

Foi durante anos director e proprietário do jornal O SETUBALENSE.

Nasceu na cidade banhada pelo rio Sado a 9 de Março de 1874. A sua vida ficou também marcada pelo papel de cônsul de Portugal no Maranhão, estado do Pará, no Brasil, bem como em Cardiff, na cidade de Liverpool, na Inglaterra.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -