23 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
Dois mil jovens da Diocese de Setúbal participam na JMJ como peregrinos ou voluntários

Dois mil jovens da Diocese de Setúbal participam na JMJ como peregrinos ou voluntários

Dois mil jovens da Diocese de Setúbal participam na JMJ como peregrinos ou voluntários

Eucaristia celebrada amanhã no Cais 3 do Porto de Setúbal será um momento de “bênção e envio” dos participantes para o evento

 

São mais de dois mil os jovens da Diocese de Setúbal que vão participar na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), quer seja enquanto peregrinos ou como voluntários.

- PUB -

Em comunicado, o Departamento da Juventude da Diocese sadina diz ter preparada uma “iniciativa antes do encontro com o Papa Francisco, para bênção e envio dos jovens”, uma vez que faltam apenas seis semanas para o “maior acontecimento juvenil do mundo”.

Sob o mote “Setúbal parte apressadamente para a JMJ”, “em referência ao tema do evento – “Maria levantou-se e partiu apressadamente” –, a actividade tem lugar amanhã em Setúbal, com acções em vários locais.

A recepção está agendada para as 09 horas no Cais 3 do Porto de Setúbal, com o acolhimento a acontecer meia hora depois. Já pelas 10 horas arranca a primeira parte das actividades que vão acontecer pela cidade sadina.

- PUB -

Na parte da tarde, os participantes voltam a sair à rua às 13h30 para nova acção, estando ainda prevista uma actividade final, a decorrer no Cais 3 do Porto de Setúbal às 15 horas. É também neste espaço que vai ser celebrada, às 16 horas, uma eucaristia, presidida pelo Administrador Diocesano de Setúbal, o Padre José Lobato, sendo que é “neste momento que será feita a bênção e envio dos peregrinos, voluntários e famílias para a JMJ”.

Durante as actividades pela cidade, “os jovens vão ter a oportunidade de escutar testemunhos, experimentar actividades variadas e conhecer alguns locais emblemáticos de Setúbal”. O encontro “é aberto a todos, mas são especialmente convidados a estar os peregrinos, os voluntários e as famílias de acolhimento da Jornada Mundial da Juventude”.

“Este será um momento para nos voltarmos a encontrar, enquanto juventude diocesana, partilharmos este caminho de preparação, fortalecermos laços e acolhermos a bênção e envio para a JMJ Lisboa 2023”, explica Ana Lúcia Agostinho, coordenadora do Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal, citada na mesma nota.

- PUB -

A Jornada Mundial da Juventude representa “o maior encontro de jovens do mundo promovido pela Igreja Católica” e decorre em Lisboa de 1 a 6 de Agosto. Durante o evento, a Diocese de Setúbal, “pela proximidade geográfica”, estima acolher “cerca de 90 mil peregrinos, que fi carão alojados em espaços colectivos e famílias de acolhimento”.

O ponto alto da JMJ, “dedicada a peregrinos de todo o mundo com idades compreendidas entre os 14 e 30 anos de idade”, é a presença do Papa Francisco, com o evento a trazer 2a Portugal mais de um milhão de jovens de 150 países”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -