Eucaristia celebrada amanhã no Cais 3 do Porto de Setúbal será um momento de “bênção e envio” dos participantes para o evento
São mais de dois mil os jovens da Diocese de Setúbal que vão participar na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), quer seja enquanto peregrinos ou como voluntários.
Em comunicado, o Departamento da Juventude da Diocese sadina diz ter preparada uma “iniciativa antes do encontro com o Papa Francisco, para bênção e envio dos jovens”, uma vez que faltam apenas seis semanas para o “maior acontecimento juvenil do mundo”.
Sob o mote “Setúbal parte apressadamente para a JMJ”, “em referência ao tema do evento – “Maria levantou-se e partiu apressadamente” –, a actividade tem lugar amanhã em Setúbal, com acções em vários locais.
A recepção está agendada para as 09 horas no Cais 3 do Porto de Setúbal, com o acolhimento a acontecer meia hora depois. Já pelas 10 horas arranca a primeira parte das actividades que vão acontecer pela cidade sadina.
Na parte da tarde, os participantes voltam a sair à rua às 13h30 para nova acção, estando ainda prevista uma actividade final, a decorrer no Cais 3 do Porto de Setúbal às 15 horas. É também neste espaço que vai ser celebrada, às 16 horas, uma eucaristia, presidida pelo Administrador Diocesano de Setúbal, o Padre José Lobato, sendo que é “neste momento que será feita a bênção e envio dos peregrinos, voluntários e famílias para a JMJ”.
Durante as actividades pela cidade, “os jovens vão ter a oportunidade de escutar testemunhos, experimentar actividades variadas e conhecer alguns locais emblemáticos de Setúbal”. O encontro “é aberto a todos, mas são especialmente convidados a estar os peregrinos, os voluntários e as famílias de acolhimento da Jornada Mundial da Juventude”.
“Este será um momento para nos voltarmos a encontrar, enquanto juventude diocesana, partilharmos este caminho de preparação, fortalecermos laços e acolhermos a bênção e envio para a JMJ Lisboa 2023”, explica Ana Lúcia Agostinho, coordenadora do Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal, citada na mesma nota.
A Jornada Mundial da Juventude representa “o maior encontro de jovens do mundo promovido pela Igreja Católica” e decorre em Lisboa de 1 a 6 de Agosto. Durante o evento, a Diocese de Setúbal, “pela proximidade geográfica”, estima acolher “cerca de 90 mil peregrinos, que fi carão alojados em espaços colectivos e famílias de acolhimento”.
O ponto alto da JMJ, “dedicada a peregrinos de todo o mundo com idades compreendidas entre os 14 e 30 anos de idade”, é a presença do Papa Francisco, com o evento a trazer 2a Portugal mais de um milhão de jovens de 150 países”.