Grupo de moradores e outras instituições juntaram-se para homenagear o benfeitor num evento que contou com as duas filhas e a neta
O busto do empresário Manuel de Sousa Tomé está, desde este domingo, instalado junto ao pavilhão desportivo do Solidó – Grupo Musical Desportivo União e Progresso, em Vendas de Azeitão, naquela que é uma homenagem à personalidade que morreu em 2018.
Numa cerimónia de inauguração, que contou com a presença das duas filhas e da neta da personalidade azeitonense, uma das primogénitas, Manuela Tomé, lembrou que o homem “não procurava louros, nem protagonismo e certamente não esperaria” a homenagem, agradecendo a edificação que “perpetua e testemunha um ser humano de bem”. Já a neta, Susana Filhas e neta do empresário ajudaram a inaugurar o busto ao lado do presidente da câmara municipal DR Tomé, lembrou o percurso do avó enquanto proprietário de um negócio.
“Foi uma pessoa que se dedicou muito à empresa. A empresa e os trabalhadores era como se fosse tudo uma família. E nós, família, fazíamos parte disso”, lê-se na nota de Imprensa enviada pela autarquia a O SETUBALENSE.
A impulsionadora da homenagem, Celestina Neves, lembrou a figura do empresário que “deu muito” a Vendas de Azeitão, local onde viveu até ao último dos seus dias. “É nossa obrigação lembrar, homenagear e perpetuar o nome daqueles que fizeram da sua vida um exemplo de dedicação e ajuda aos outros. A vida de Manuel de Sousa Tomé é um desses raros exemplos. Sem nada esperar em troca, tudo fazia para ajudar aqueles que com ele trabalhavam ou simplesmente conviviam”.
Além da mulher, a homenagem foi organizada por outros habitantes daquela localidade, pelo Solidó – Grupo Musical Desportivo União e Progresso, o Real Clube da Malha – também frequentado pelo empresário – que contaram com o apoio da câmara municipal e da junta de freguesia.
Presentes no evento estiveram também o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, que lembrou o papel do homem que “serviu tanta gente”. “A câmara municipal tem a responsabilidade de estar sempre presente quando as comunidades se mobilizam. O que temos hoje aqui é uma comunidade que se mobiliza em torno de uma coisa que consideramos extremamente importante na nossa vida, na nossa comunidade”.
Já a presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, Sónia Paulo, admite não ter conhecido o benfeitor mas reconhece que Manuel de Sousa Tomé serviu a população graças aos seus valores.
“Saio daqui a conhecer mais um bocadinho do Manuel Tomé e agradeço por isso. O que eu reconheço é um homem de valores e um homem tem valores quando as suas filhas estão na sociedade com valores, quando esses testemunhos passam para as suas netas. Parabéns à família por ter no seu seio familiar um homem a quem toda a comunidade acha justo fazer esta homenagem”, expressou a autarca.