Convento de Jesus recebeu cerca de 2 mil visitas desde a inauguração

Convento de Jesus recebeu cerca de 2 mil visitas desde a inauguração

Convento de Jesus recebeu cerca de 2 mil visitas desde a inauguração

Espaço cultural foi reaberto no passado dia 30 de Novembro após um investimento de quase 10 milhões de euros

O  Museu de Setúbal/Convento de Jesus já recebeu quase duas mil pessoas nas últimas duas semanas, após a reabertura ao público no passado dia 30 de Novembro, na sequência do projecto de recuperação e modernização do monumento nacional, que custou quase 10 milhões de euros.

- PUB -

Esta jóia manuelina do final do século XV, que está agora totalmente reabilitada e devolvida ao usufruto público com novas áreas expositivas, tem mais de quinhentas obras de arte e recursos de acessibilidade. Neste espaço, uma das principais atracções é o Retábulo da Capela-Mor da Igreja do Convento de Jesus, da autoria de Jorge Afonso, pintor régio D. Manuel I, que é uma obra do renascimento português, constituída por 14 pinturas de grandes dimensões, a óleo sobre madeira. Uma mesa interactiva permite ver cada uma das pinturas em detalhe e conhecer o que os estudos que explicam e contextualizam a obra.

Encerrado desde 1992, o Museu de Setúbal, que acolhe mais de 400 peças, reabriu recentemente as suas portas “mais completo, mais acessível e mais preparado para receber todos os que desejam conhecer a história da cidade”, como referiu André Martins na cerimónia de inauguração.

O museu, que guarda os “maiores tesouros de Setúbal” apresenta várias narrativas – da arte religiosa à azulejaria, passando pela pintura e escultura, gravura, desenho e artes do islão e da Ásia – que podem ser conhecidas em três circuitos; dois passam principalmente pelo piso térreo e o terceiro percorrer, sobretudo, o piso superior.

- PUB -

Em nota de Imprensa, a autarquia setubalense explica que “além de travar a degradação” do monumento nacional e “de o recuperar”, incluindo a Igreja de Jesus e a envolvente, o projecto permitiu “musealizar” todo o Convento de Jesus, transformando-o “num equipamento cultural com um património artístico apresentado num circuito expositivo que optimiza as colecções em termos de espaço e iluminação”.

O Museu de Setúbal/Convento de Jesus está aberto ao público de terça-feira a sábado das 10 às 18 horas e aos domingos das 14 às 18 horas, estando encerrando nas segundas-feiras e nos feriados.

Expectativas do Presidente da República tornadas realidade

- PUB -

No passado dia 8 de Dezembro, o Presidente da República deixou muitos elogios ao trabalho realizado, assim como a toda a obra que está presente no espaço. Marcelo Rebelo de Sousa fez uma visita guiada com o professor António Batista Pereira, responsável pela concepção do projecto museográfico, enaltecendo um trabalho de 20 anos, que “justificam a admiração perante o que foi realizado”.

Marcelo Rebelo de Sousa deixou ainda os parabéns ao município, ao presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, aos munícipes e sublinhou que Portugal está também de parabéns por poder ter esta obra. Terminou a sua visita com a expectativa de que este seja um “museu vivo, muito visitado, muito aberto a quem cá vive e a quem vem de fora, porque é bem justo”, algo que se tem vindo a verificar.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -