19 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Conheça a Figura e o Facto do Ano de 2022 em Setúbal

Conheça a Figura e o Facto do Ano de 2022 em Setúbal

Conheça a Figura e o Facto do Ano de 2022 em Setúbal

O Setubalense passa o ano em revista, escolhendo as figuras e os factos do ano em todos os concelhos

 

Figura do Ano

- PUB -

Carlos Rabaçal

O vereador dos Serviços Municipalizados fica com os louros da concretização de uma das mais estruturantes medidas de política municipal do presente mandato; a passagem da gestão da água para o domínio público.

O regresso à gestão municipal era uma promessa eleitoral do actual executivo, após 25 anos de concessão à Águas do Sado, mas a forma como a transição foi feita deve muito à capacidade de Carlos Rabaçal. O risco era enorme, pelo curto prazo de concretização, mas, em apenas um ano, todas as peças foram montadas, desde a aprovação do regulamento municipal, à transferência dos trabalhadores e instalações dos meios, e o sistema começou a funcionar na data prevista e sem dramas. Sem prejuízo do outro pelouro do vereador, as Obras Municipais, em que foi garantido o financiamento de 50 milhões reabilitação de bairros sociais.

- PUB -

Facto do Ano

Acolhimento de refugiados gera polémica

O acolhimento de refugiados ucranianos, organizado pela Câmara Municipal, gerou uma forte polémica, depois de o ‘Expresso’ noticiar, em Abril, que duas das pessoas envolvidas são cidadãos russos e de afirmar que teriam ligações ao regime de Putin.

- PUB -

O desenvolvimento do caso não provou essas ligações e os envolvidos, Igor Khashin e Yulia Khashina, asseguraram que não são espiões. Até ao momento as investigações identificaram algumas irregularidades nos procedimentos de acolhimento e a falta de um responsável municipal pelo Regime Geral de Protecção de Dados. O Governo, sob proposta da Inspecção-Geral de Finanças, arquivou o inquérito. Mas, no auge da polémica, Setúbal foi o centro da actualidade no País chegou a ser ponderada a demissão em bloco da oposição, para forçar eleições antecipadas.

 

Conheça AQUI as figuras e os factos do ano de 2022 nas restantes categorias

As figuras do ano no distrito de Setúbal – na região e em cada um dos concelhos, incluindo Odemira, por fazer parte do Litoral Alentejano – são uma escolha da redacção do jornal O SETUBALENSE.

O jornal publica todos os anos, ao início do ano, uma edição especial sobre as figuras e os factos que marcaram o ano anterior. Este ano esta edição foi publicada, em papel, no dia 27 de Fevereiro de 2022. Se não conseguiu obter o seu exemplar contacte o jornal pelo telefone 265094354.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -