15 Maio 2024, Quarta-feira

- PUB -
Cocktails, mousse e prova de vinhos comemoram Dia do Moscatel de Setúbal

Cocktails, mousse e prova de vinhos comemoram Dia do Moscatel de Setúbal

Cocktails, mousse e prova de vinhos comemoram Dia do Moscatel de Setúbal

Sala Ogival da Viniportugal, no Terreiro do Paço, recebeu dois dias de celebração do vinho típico da região

Duas provas de vinhos, uma mesa- -redonda e a apresentação de cocktails e uma sobremesa foram os pontos altos da comemoração do Dia do Moscatel de Setúbal (117 anos), um evento especial que decorreu a 10 e 11 de Maio na Sala Ogival da Viniportugal, no Terreiro do Paço, em Lisboa.

Os cocktails Bocage e Luísa Todi, produzidos com base na iguaria vínica da região, bem como a mousse de café aromatizada com Moscatel de Setúbal, foram as ofertas mostradas pela Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal numa ‘happy-hour’ que serviu para promover as novas receitas. Discutir a indústria no feminino, com dez mulheres a conversarem na mesa-redonda “O Moscatel de Setúbal e a Oferta Enoturística impulsionada pelas Mulheres”, serviu para que fossem deixados testemunhos sobre experiência de trabalho no sector “que outrora era maioritariamente masculino”.

Nesta participaram Ana Varandas, da Herdade de Espirra, Elsa Sousa, da Venâncio da Costa Lima, Filipa Tomaz da Costa, da Bacalhôa Vinhos de Portugal, Isabel Palhoça, da Fernão Pó Adega, Isabel Pereira, da Quinta do Monte Alegre, e Jacinta Sobral, da Serenada, Renata Madeira, da Herdade da Comporta, Susana Madeiras, da Adega Cooperativa de Palmela, Sofia Soares Franco, da José Maria da Fonseca, e Vanda Paiva, da Herdade Canal Caveira.

“A casta rainha da Península de Setúbal”, pelo sommelier Gonçalo Patraquim, foi uma provas promovidas durante o segundo dia de certame onde foram analisados os vinhos “Venâncio da Costa Lima Moscatel de Setúbal, Quinta do Piloto Moscatel de Setúbal Superior, Horácio Simões Excellent Moscatel de Setúbal, JMF colecção privada DSF Moscatel de Setúbal Cognac e JMF Alambre 20 anos”, como explica a nota de Imprensa da autarquia.

Noutra das provas, “Moscatéis Roxos – Best Muscats du Monte” orientada por Luís Mendes, foram experimentados “Moscatel Roxo da Adega Cooperativa Santo Isidro de Pegões, o Moscatel Roxo de Setúbal José Maria da Fonseca Alambre 5 anos, o Moscatel Roxo Venâncio da Costa Lima e o Moscatel Casa Ermelinda Freitas Roxo Superior”.

Todo o evento contou com organização da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal e a Rota de Vinhos da Península de Setúbal e da autarquia setubalense.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -