Festival partilhou em Setúbal perto de dezena e meia de eventos, com diversidade jazzística nacional e internacional
Terminou neste fim-de-semana o 14.º Círculo de Jazz Fest na cidade de Setúbal, tendo os concertos com Lokomotiv, Perselí, George Dumitriu e Fushi como destaque. Este festival partilhou na cidade do Sado perto de dezena e meia de eventos, com diversidade jazzística nacional e internacional.
O último dia deste certame foi no sábado, tendo decorrido quatro concertos repartidos por diferentes espaços e equipamentos culturais. Durante a manhã, na Casa da Cultura, teve lugar um concerto pedagógico com Isabel Rato Quinteto, que envolveu famílias numa viagem cultural que “deu a conhecer diferentes vertentes do jazz ao longo da história, primórdios aos ritmos mais contemporâneos”.
No período da tarde, também na Casa da Cultura, o violetista George Dumitriu deu um recital em que partilhou com o público temas do último trabalho.
Já à noite, o Fórum Municipal Luísa Todi recebeu “uma das mais aclamadas” bandas do jazz nacional, os Lokomotiv, quarteto de Carlos Barretto, contrabaixo, Mário Delgado, guitarra, José Salgueiro, bateria e percussões, e Ricardo Toscano, saxofone.
O evento continuou na Capricho Setubalense ao ritmo dos Perselí, um trio formado por Fuensanta, vozes e contrabaixo, José Soares, saxofone, e Alistair Payne, trompete, num concerto com músicas originais e improvisadas.
O festival encerrou ainda na Capricho, onde estiveram os Fushi, projeto de André Fernandes, Sara Badalo e Alexandre Frazão com uma fusão de diferentes estilos musicais, do electrónico, ao progressivo e ao rock.
Na sexta-feira o certame, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal em parceria com a Sociedade Musical Capricho Setubalense, foi feito ao ritmo dos Garfo, projecto de Bernardo Tinoco com o convidado especial George Dumitriu, que apresentou no Fórum Municipal Luísa Todi o mais recente álbum, gravado no estúdio da Casa da Cultura.
Ainda neste dia, a Capricho Setubalense acolheu também um concerto de Júnior Maceió Quarteto, saxofonista brasileiro que actuou juntamente com Hugo Lobo, piano, Rodrigo Correia, contrabaixo, e Rogério Pitomba, bateria.
Antes deste fim-de-semana, o festival contou ainda com concertos, entre outros, de Møborg 2, Orquestra de Jazz de Setúbal, Joana Raquel, Clara Lai Quartet e Albert Cirera & La Perrera.