23 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
Cinco roteiros pedestres dão a conhecer principais pontos turísticos da cidade sadina

Cinco roteiros pedestres dão a conhecer principais pontos turísticos da cidade sadina

Cinco roteiros pedestres dão a conhecer principais pontos turísticos da cidade sadina

Através da aplicação Walkbox os amantes de caminhadas vão poder percorrer um total de 39 quilómetros e visitar a história de alguns dos locais mais emblemáticos

 

Os amantes de caminhadas vão agora poder percorrer os caminhos de Setúbal e conhecer os principais pontos turísticos da cidade, através de cinco roteiros pedestres criados em sistema áudio-guiados – guia através de áudio – e também adaptados aos turistas,
tendo em conta que estão disponíveis nos idiomas português, inglês, francês e espanhol.

- PUB -

Os passos são simples, basta instalar no seu dispositivo móvel a aplicação Walkbox, disponível na Play Store (para sistemas Android) ou na App Store (para dispositivos iOS) e, em seguida, é só escolher um dos cinco percursos que pretende realizar. A aplicação pode ser utilizada offline – não sendo necessário ligar internet ou os dados móveis – e acresce a “possibilidade de ligação directa em caso de emergência para os números 112 e 117”, como explica a câmara municipal setubalense em nota de Imprensa.

“O Essencial de Setúbal”, “Encostas de São Filipe”, “Alto do Formosinho”, “Portinho da Arrábida” e “Aldeias de Azeitão” propõem-se a desafiar os interessados em caminhar em trilhos de 39 quilómetros, no total, onde estão incluídos 174 pontos e locais de interesse “documentados com textos e imagens e meia centena de notas de orientação em mapas com áudio-guias activados automaticamente por aproximação aos pontos de interesse”.

Cinco trilhos por 39 quilómetros de caminhada

- PUB -

O primeiro roteiro à escolha, “O Essencial de Setúbal”, vai desafiar os caminhantes a passar pelas principais artérias da emblemática cidade sadina, ao mesmo tempo que revisitam a história dos locais. A Avenida Luísa Todi, a Praça de Bocage, as igrejas de São Julião e de Santa Maria, o Convento de Jesus, o Forte de São Filipe, a Porta de São Sebastião e o Mercado do Livramento, são algumas das ‘promessas’ nesta opção.

As “Encostas de São Filipe” são indicadas para os apaixonados pela zona ribeirinha da cidade porque, além de passar pelo Forte de São Filipe, “antigo bastião de defensivo da cidade do século XVI”, vai primeiramente fazer uma passagem pelo Parque Urbano de Albarquel, em percurso que terminará no miradouro localizado junto a este primeiro ponto. “Alto do Formosinho” dá a conhecer o encanto da Serra da Arrábida “por caminhos ancestrais num dos percursos mais carismáticos e desafiantes da região”. Com ponto de partida marcado no rossio de Vila Nogueira de Azeitão, vários quilómetros vão ser percorridos até chegar “ao ponto mais alto da serra, a 501 metros de altitude, e fim no Portinho da Arrábida”.

Em penúltimo “Portinho da Arrábida”, que tal como o nome indica, passa por algumas das praias setubalenses. Desde o Creiro a Alpertuche – com paragens pela Estação Arqueológica do Creiro, a Lapa de Santa Margarida e o Forte de Santa Maria – através deste percurso fica a conhecer “locais que testemunham a ocupação da serra ao longo dos tempos”.

- PUB -

Por fim, “Aldeias de Azeitão” que dão um alargado olhar sobre a freguesia. Com início e fim em Vila Nogueira de Azeitão o património da região é revisitado através da passagem pelas aldeias de Rica aldeias Rica, Oleiros, Irmãos, Piedade e Portela e Picheleiros de Vila Fresca de Azeitão.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -