Os utentes de Azeitão estão a poucos meses de passarem a ter acesso a melhores cuidados de saúde primários, com a edificação da nova Unidade de Saúde Familiar a avançar a bom ritmo.
O futuro equipamento, cuja infra-estrutura já se encontra parcialmente edificada, vai “contar com duas valências de saúde, cada uma com capacidade para atender 11 400 utentes, e uma Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados”.
A obra, executada pela empresa Inovaqua – Engenharia e Ambiente, está a ‘nascer’ na Rua José Silva Xavier, em Vila Nogueira de Azeitão, desde Agosto último, tendo o prazo de execução de um ano.
Em comunicado, a Câmara Municipal de Setúbal relembra que “a empreitada resulta de uma parceria com o Estado central, através da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT)”.
“Apesar de a construção de centros de saúde ser uma responsabilidade do poder central, a autarquia garantiu o arranque da obra, orçada em mais de dois milhões de euros”.
A nova Unidade de Saúde Familiar, que conta com “financiamento comunitário de 50%, assegurado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, cabendo à ARSLVT assegurar o custo remanescente”, “responde a uma reivindicação antiga da população e das autarquias locais, pois o actual Centro de Saúde de Azeitão funciona provisoriamente, desde 1978, numa moradia sem as condições adequadas à prestação de cuidados de saúde”.