Exposição apresenta as obras de alguns dos melhores artistas nacionais
O espaço A Gráfica recebeu o catálogo da exposição “Ilustração Portuguesa”, no âmbito da Festa da Ilustração 2024. A mostra, que foi foi apresentado este sábado à tarde, apresenta as obras de alguns dos melhores artistas nacionais.
Esta mostra, assim como o catálogo de “Ilustração Portuguesa” deram ainda “um mote” para uma conversa. Neste encontro participaram o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, juntamente com os curadores José Teófilo Duarte e Jorge Silva.
Em nota de Imprensa, a autarquia sadina explica que a publicação, que documenta a mostra da décima Festa da Ilustração organizada pela edilidade setubalense, com parcerias, foi dada a conhecer em sessão realizada no espaço A Gráfica – Centro de Criação Artística.
Estando agora apenas disponível em catálogo, a “Ilustração Portuguesa 2024” reúne desenhos de dezenas de artistas nacionais, como Catarina Sobral e Mantraste, que “expõem as suas metáforas visuais” num ano em que se comemora os 50 anos da Revolução dos Cravos.
Segundo a edilidade sadina, o Catálogo da Ilustração Portuguesa, uma proposta do antigo jornalista, editor e guionista João Paulo Cotrim, que manteve colaboração intensa com Setúbal, tem como objectivo “continuar a marcar a existência da melhor ilustração que se faz em Portugal”.
Quanto à décima edição da Festa da Ilustração, que está a decorrer em Setúbal até ao final do ano, conta ainda com várias exposições patentes ao público, estando estas em diferentes espaços culturais da cidade, todas com entrada gratuita, esclarece o município.