A votação está a decorrer até à meia-noite de 29 de março. Participe e decida
Casimiro Henriques, padre, Joaquina Soares, presidente da LASA e Joana Negrão, criadora do projeto ‘A Cantadeira’, são as personalidades nomeadas pela redação de O SETUBALENSE para Figuras do Ano no concelho de Setúbal.
Cabe ao público votar online através do site https://golfinhosdeouro.systeme.io/votacoes2026 e decidir quem recebe o Golfinho d’Ouro referente ao concelho de Setúbal, por se ter evidenciado durante o ano de 2025. A votação já está a decorrer, e assim vai estar até à meia-noite de 29 de março. De notar que, logo às primeiras horas após a abertura da votação, às 24h00 de quarta-feira, já tinham participado cerca de 900 pessoas.
A III Gala Golfinhos d’Ouro, instituída pelo jornal O SETUBALENSE e pela Rádio Popular FM, realiza-se no Montijo, a 4 de abril, pelas 21 horas, no Cinema Teatro Joaquim d’Almeida, onde serão conhecidos os vencedores de cada categoria.
O público pode escolher uma de entre três personalidades não só para o seu concelho como ainda para cada uma de seis diferentes categorias no plano regional. Os resultados vão ditar a eleição da Figura do Ano do Distrito, das Figuras do Ano regionais nas áreas de Sociedade, Economia, Desporto, Cultura e Política, além da Figura do Ano de cada um dos nove concelhos da Península de Setúbal e dos cinco que compõem o Litoral Alentejano. No total, estão a votação 60 personalidades.
Concorrem pelo prémio Golfinho d’Ouro referente à Figura do Ano do Concelho de Setúbal:

Casimiro Henriques. Padre, esteve oito anos ao serviço da paróquia de São Sebastião onde deixou obra reconhecida na recuperação do património. Foi homenageado pela Comissão de Festas de Nossa Senhora do Rosário de Tróia.
Joaquina Soares. Presidente da LASA – Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão, Associação que completou 70 anos em novembro. É também arqueóloga e fundadora do Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal
Joana Negrão. Criadora do projeto ‘A Cantadeira’, participou no Festival da Canção com o tema “Responso à Mulher”. Apesar de nunca ter tido a ambição de ser cantora, foi na cidade de Setúbal que se apaixonou pela música.
Embora em categorias diferentes, concorrem ao Golfinho d’Ouro outras personalidades de Setúbal. Na Figura de Desporto, estão a votação Danilo Ferreira, treinador da equipa de andebol adaptado (deficiência motora) do Clube Naval Setubalense, que conquistou, como selecionador nacional, o título de campeão europeu de andebol em cadeira de rodas com quatro atletas.
E ainda Margarida Silva, atleta bicampeã que conquistou três medalhas nos Jogos Surdolímpicos e entrou para a história do desporto nacional. Foi condecorada com a Ordem do Mérito pelo Presidente da República.
Também de Setúbal, mas na Figura de Cultura, está a votação Célia David, atriz e encenadora, diretora do Teatro de Animação de Setúbal (TAS), que tem desempenhado um papel crucial na gestão e resistência artística desta companhia histórica que completou 50 anos em 2025.
Na Figura de Economia está a votação Vítor Caldeirinha, que assumiu a presidência dos portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra a meio do ano, numa altura de grandes desafios portuários em Setúbal, como a execução do ambicioso plano de investimentos, renovação dos concessionários e novas dragagens.
Concorrente a Figura do Ano é Maria das Dores Meira, que reconquistou a Câmara Municipal de Setúbal, como independente, regressando ao cargo que já tinha desempenhado 15 anos pela CDU. Afirma-se como uma figura central na política local e regional.
Miguel Morgado, comentador, professor Auxiliar da Universidade Católica Portuguesa. Doutorado em Ciência Política, destacou-se como uma das vozes mais duras e irreverentes. Acumula cada vez mais capital político.
A III Gala Golfinhos d’Ouro tem patrocinadores, divididos em três categorias: Principais; Gold; e Silver. Este ano, assumem-se como Patrocinadores Principais a Sikla e a m7. A estes juntam-se, como Patrocinadores Gold, a Libertas – Grupo Imobiliário, a Casa Ermelinda Freitas e a Caixa de Crédito Agrícola Entre Tejo e Sado. Como Patrocinadores Silver figuram a CB Clima (ar condicionado e assistência técnica), a Biostasia (Bioinovação Sustentável), Max Janelas (Janelas e Estores em PVC) e a Lisnave Estaleiros Navais S.A.