Espaço de “fomento e criação de várias formas de arte” foi inaugurado a 5 de Outubro de 2012
Workshops de barro para crianças, a apresentação de uma nova editora e concertos são as actividades que compõem o programa comemorativo, que decorre de manhã à noite, do 12.º aniversário da Casa da Cultura, um espaço de “fomento e criação de várias formas de arte”. Inaugurada pela Câmara Municipal de Setúbal em 2012, este espaço celebra neste sábado, dia 5 de Outubro uma dúzia de anos de existência.
As actividades começam logo pela manhã, estando marcado para as 10h30 o Projeto Curumim, que desenvolve uma oficina de expressão plástica em barro para crianças dos 8 aos 35 meses. Esta iniciativa, pensada para “desenvolver os estímulos sensoriais” e o “processo criativo” das crianças, tem o valor de inscrição de cinco euros. Em nota de Imprensa, a autarquia setubalense aconselha que se leve uma muda de roupa para o final da iniciativa, uma vez que o barro é o “veículo eleito” para expressão dos mais novos.
Este programa comemorativo, promovido pela Câmara Municipal de Setúbal, para mais um aniversário da Casa da Cultura prossegue no período da tarde. Com início agendado para as 15 horas, irá decorrer a apresentação da editora Cassetes Anicha, igualmente na Sala José Afonso e de entrada livre. Segundo a autarquia trata-se de um projecto da Experimentáculo, sendo o “fruto da actividade” desta associação cultural ao organizar eventos musicais.
A edilidade acrescenta também que através da editora Anicha, a Experimentáculo irá lançar, ao longo de 12 meses e em suporte de cassete, seis concertos registados ao vivo durante a história da associação.
Quanto à apresentação deste projecto, esta conta com as participações do fundador da associação e da Cassetes Anicha, Pedro Soares, assim como de Carlos Curto, actor, encenador, músico e líder do projecto Sign, um grupo incluído num dos concertos a lançar pela nova editora.
Ao final da tarde, pelas 18 horas, as comemorações da Casa da Cultura prosseguem com um “combo” da Escola de Jazz e Música Improvisada da Capricho Setubalense. Esta instituição vai apresentar standards e outros temas de reportório jazzístico, num concerto a realizar no Pátio do Dimas, sendo este também de entrada gratuita.
Pelas 21h30, no espaço exterior à Casa da Cultura, em frente à entrada principal, Ana Deus e Luca Argel protagonizam “Canções de Beber, com Pessoa”. Este concerto é inspirado nos poemas que Fernando Pessoa escreveu a partir das canções e versos do poeta, matemático e astrónomo persa Omar Khayyam. Este espectáculo, organizado pela Experimentáculo, será também de entrada gratuita.
A Casa da Cultura foi inaugurada pela Câmara Municipal em 2012, na baixa da cidade de Setúbal. Trata-se de um espaço de “fomento e criação de várias formas de arte”, sendo dinamizado pelo município em parceria com diferentes instituições do concelho, explica a autarquia.
Este espaço ocupa o edifício onde funcionou o Círculo Cultural de Setúbal, que era ligado à “promoção da cidadania e à proliferação no acesso à cultura”, especialmente nos anos que antecederam o 25 de Abril de 1974.