O Porto de Setúbal mantém o movimento normal de navios não tendo, até ao momento, encerrado a sua actividade e o capitão Alcobia Portugal, garante que a Autoridade Marítima “está a monitorizar todos os navios e respectivas tripulações a nível sanitário, de modo a garantir que todas as possíveis infecções por Covid-19 são identificadas”.
O capitão do Porto de Setúbal garante mesmo que, “muitos dos navios já chegaram há vários dias e vinham de viagens longas em alto mar, período em que nenhum membro das suas tripulações manifestou qualquer sintoma”. No entanto, enquanto ex-comandante do Navio-Escola Sagres, Alcobia Portugal diz que “não deixaria sair tripulantes”.
Declarações que surgem depois de o Correio da Manhã ter transmitido uma reportagem na qual alega, com base em declarações de um profissional do porto, que não está a ser realizado o devido controlo sanitário aos navios e respectivas tribulações e que os próprios trabalhadores do porto não estão protegidos.
A O SETUBALENSE um estivador, que opta pelo anonimato, garante que “as equipas estão a trabalhar com luvas, mascaras e desinfectante”.