23 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
Candidatura da Arrábida à Reserva da Biosfera da UNESCO espera contributos

Candidatura da Arrábida à Reserva da Biosfera da UNESCO espera contributos

Candidatura da Arrábida à Reserva da Biosfera da UNESCO espera contributos

Municípios e AMRS promovem três sessões, uma das quais na próxima semana na Casa da Baía

A candidatura do território da Arrábida à Reserva da Biosfera da Organização das Nações Unidas para a Educação Ciência e Cultura (UNESCO) está, desde esta terça-feira, disponível para consulta pública numa página da Internet lançada pela Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS).

- PUB -

Através do endereço https://arrabida.amrs.pt/ estão disponíveis as páginas “Resumo não técnico”, “Formulário”, “Anexos” e “Plano de Acção” de uma candidatura levada avante em 2015 pela AMRS em conjunto com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e as câmaras municipais de Setúbal, Sesimbra e Palmela – municípios abrangidos pelo parque natural. O período de auscultação pública decorre até 29 de Maio, mas antes disso estão programadas três sessões de esclarecimento sobre a temática.

A primeira delas decorre no concelho setubalense, no Auditório da Casa da Baía das 18 às 20 horas de dia 21 de Maio (próxima terça-feira). O segundo momento acontece em Palmela, no Espaço Fortuna, situado na Quinta do Anjo, no mesmo horário mas a 27 de Maio. Por fim, e em Sesimbra, é a 28 de Maio que se dá a sessão que tem lugar no Auditório Conde Ferreira.

A sessão no município setubalense vai contar com “a participação, entre outros, de membros da comissão técnica da candidatura da Arrábida a Reserva da Biosfera da Unesco, assim como de membros da comissão executiva”, explica a Câmara Municipal de Setúbal em comunicado. Acrescenta a autarquia sadina que o objectivo da auscultação pública passa por envolver “de forma activa as populações locais”.

- PUB -

Os interessados em participar e contribuir podem preencher o formulário disponível no endereço mencionado acima e, em caso de dúvidas ou necessidade de esclarecimentos adicionais, estes podem ser endereçados por via electrónica através do e-mail arrabida@amrs.pt.

Enquadrada no programa “O Homem e a Biosfera” (Man & Biosphere) criado em 1970 pela UNESCO, a candidatura realizada há cerca de nove anos tem como objectivo “organizar em rede um conjunto de territórios reservas da biosfera, que se pretendem preservar e desenvolver de forma sustentável nos planos económico, social, cultural e ambiental”, como explica a nota de Imprensa da associação de municípios.

O site onde constam agora os documentos foi lançado em 2019 com o objectivo de ser dedicado à “à bio e geodiversidade da Serra da Arrábida” e “à invulgar confluência do rico património natural e cultural da região, com belíssimas imagens que retractam a diversidade” da zona, informação que o jornal O SETUBALENSE noticiou em Fevereiro desse mesmo ano.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -