24 Julho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Calçada portuguesa da cidade em exposição no Museu do Trabalho

Calçada portuguesa da cidade em exposição no Museu do Trabalho

Calçada portuguesa da cidade em exposição no Museu do Trabalho

Muitas vezes caminha-se sobre arte e poucas vezes se dá por isso. É a calçada portuguesa que a Câmara de Setúbal realça agora em exposição

 

O Museu do Trabalho Michel Giacometti, em Setúbal, vai ter em exposição um conjunto fotográfico dedicado à calçada portuguesa, os calceteiros da cidade e o projecto “Veja Lá Bem Onde Põe os Pés”. A mostra é inaugurada no sábado, dia 7, às 16h00, e partilha diferentes olhares, através das objectivas, sobre uma das artes que os portugueses espalharam pelo mundo.

- PUB -

Trata-se assim de uma mostra sobre “um dos maiores cartões de visita do País, focando-se sobretudo na dispersão da calçada por Setúbal e do quotidiano dos que nela trabalham”, qualifica a autarquia.

A exposição resulta de uma recolha de fotografias, testemunhos e memórias dos quotidianos da profissão de calceteiro, feita pela Câmara Municipal de Setúbal e por um conjunto de fotógrafos, e divide-se em dois grandes núcleos, que se interligam entre si pela temática: “Fotografias de Calçadas de Setúbal” e “Testemunhos e Memórias”.

Esta selecção reúne perto de quarenta imagens com pormenores da calçada portuguesa em Setúbal, nomeadamente o brasão do município, figuras geométricas e ondas, registadas pela lente do fotógrafo Pedro Soares.

- PUB -

Neste núcleo podem ver-se também alguns instrumentos de trabalho da profissão de calceteiro, entre os quais picaretas e alavancas, assim como testemunhos e memórias dos quotidianos da profissão de calceteiro e serventes.

Num trabalho feito pela equipa do Museu do Trabalho Michel Giacometti, a mostra inclui entrevistas a Júlio Rosário, Francisco Pires e António Lopes, os únicos calceteiros no activo em Setúbal, enquanto trabalhadores do município, e dos serventes João Amoroso Ribeiro, Jaime Ferreira e Sandro Gonçalves.

Ana Lúcia Rodrigues, Ana Rita Santos, David Pereira, Lucinda Fernandes, Mónica Souza, Rui Lima e Teresa Barreto são nomes de outros fotógrafos que contribuíram para a elaboração de “Da Calçada para o Museu”.

- PUB -

No segundo núcleo, instalado na mesma sala da exposição, é possível encontrar “Veja Lá Bem Onde Põe os Pés”, o projecto original e inédito criado por Olinda Lima com o objectivo de devolver à calçada setubalense as pedras soltas, com um novo brilho, ilustradas com temas alusivos à cidade e à sua história, desde Bocage a Luísa Todi e ao Sado, sem esquecer a Arrábida e o Vitória.

“Da Calçada para o Museu” pode ser visitada entre 7 de Novembro e 30 de Dezembro, de terça a sexta-feira das 09h30 às 18h00 e aos sábados e domingos entre as 14h00 e as 18h00. A entrada é gratuita.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -