23 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
Bispo de Setúbal nomeia novos vigários-gerais da diocese

Bispo de Setúbal nomeia novos vigários-gerais da diocese

Bispo de Setúbal nomeia novos vigários-gerais da diocese

Padres escolhidos por Américo Aguiar foram Fernando Paiva e José Pinheiro

 

O novo bispo de Setúbal já nomeou os novos vigários-gerais da Diocese de Setúbal, em conjunto com o Padre José Lobato. Os padres escolhidos por Américo Aguiar foram Fernando Maio de Paiva e José Gil de Borja Pinheiro Ribeiro.

- PUB -

Relativamente aos eleitos pelo Cardeal, o padre Fernando Paiva, de 61 anos, é actualmente pároco da Igreja de Nossa Senhora da Anunciada, em Setúbal, sendo que assume essa função em conjunto com a missão de Vigário Forâneo da Vigararia da cidade do Sado. Além desses cargos, Fernando Paiva é ainda membro do Colégio de Consultores e da Comissão Diocesana de Protecção de Menores e Pessoas Vulneráveis e presidente da Comissão de Consulta de Apoio ao Bispo na Gestão do Fundo Diocesano do Clero.

Quanto ao padre José Pinheiro, de 55 anos, que foi ordenado padre em 2006, acumula as funções de pároco da Cova da Piedade, director Espiritual do Seminário de Almada, presidente da Comissão para o Sínodo Diocesano de 2025 e Sínodo dos Bispos 2023. O sacerdote é também vigário paroquial Laranjeiro-Feijó (S. José Operário) e assistente nacional da Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE).

“Sendo necessário à organização e bom governo da Diocese de Setúbal, prover à constituição de novos Vigários-Gerais”, lê-se nos decretos da nomeação, partilhados pela Diocese de Setúbal.

- PUB -

Em nota de Imprensa, a diocese setubalense anunciou também a entrada em funcionamento do Gabinete Episcopal, como “forma de reorganização dos serviços de apoio directo ao bispo”, após a saída de Anabela Sousa do cargo de directora do gabinete de comunicação da diocese, mudando-se a tempo inteiro para a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).

“Assim, a partir de 14 de Dezembro, o gabinete de comunicação é substituído pelo gabinete episcopal ficando a comunicação integrada neste. A tutela do gabinete episcopal ficará ao cuidado do padre David Caldas, que assumirá as funções de chefe de gabinete”, explica a diocese sadina, informando ainda que ficará “afecto ao gabinete episcopal”, sob a coordenação do chefe de gabinete, João Marques.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -