22 Julho 2024, Segunda-feira

- PUB -
Bispo apresenta estudo de reorganização territorial aos autarcas da região

Bispo apresenta estudo de reorganização territorial aos autarcas da região

Bispo apresenta estudo de reorganização territorial aos autarcas da região

Américo Aguiar quis partilhar informações por considerar que presença institucional da igreja tem implicações no trabalho autárquico

O Bispo de Setúbal deu a conhecer aos autarcas da região o estudo em curso de reorganização territorial das paróquias da diocese setubalense, assim como das respectivas respostas sociais, no âmbito do 50.º aniversário da diocese setubalense.

- PUB -

Num encontro em que participaram André Martins, presidente da Câmara de Setúbal, Álvaro Amaro, de Palmela, Carlos Albino, da Moita, Inês Medeiros, de Almada, Carlos Silva, do Seixal, Fernando Pinto, de Alcochete, Francisco Jesus, de Sesimbra, e António Figueira Mendes, de Grândola, todos eles líderes de autarquias que integram o território da diocese, Américo Aguiar quis transmitir estas informações por considerar que a “presença institucional” da igreja e no “terceiro sector” tem implicações directas no trabalho das autarquias.

Neste encontro, o líder diocesano deu, ainda, a conhecer outras iniciativas decorrentes da celebração dos 50 anos da Diocese de Setúbal, assim como do jubileu da Igreja Universal, que decorre em 2025.

A Diocese de Setúbal promoveu entre 18 e 19 de Maio um recenseamento da participação nas Eucaristias dominicais, visando a elaboração de um novo mapa territorial. O grande objectivo deste recenseamento da prática dominical passa por elaborar um retracto das comunidades que permita entender a melhor forma da diocese delinear o seu programa pastoral, indo ao “encontro das necessidades de cada um dos fiéis”.

- PUB -

Todos os presentes nas missas puderam responder a este inquérito, desde que tivessem pelo menos seis anos de idade. A resposta ao mesmo podia ser feita no telemóvel, através de um código QR, existindo também a possibilidade de o fazer em papel. O questionário era composto por nove perguntas, e foi distribuído durante as missas em todas as igrejas da diocese. Nas quase 200 celebrações, que nas 57 paróquias do território que compreende actualmente a Diocese de Setúbal, cada um dos participantes teve a oportunidade de responder ao mesmo.

O trabalho desta comissão, que teve início com um inquérito às paróquias, traçou como objectivo preparar o mapa territorial da diocese a partir dos próximos tempos. O recenseamento da prática dominical promoveu a recolha de dados estatísticos, que vão ser colocados ao dispor da Comissão Diocesana do Novo Mapa.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -