19 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Associação Os Africanos com nova sede

Associação Os Africanos com nova sede

Associação Os Africanos com nova sede

Novo espaço inaugurado no bairro da Bela Vista. Autarquia quer ‘dar’ mais espaços a várias entidades já identificadas

 

A Associação Desportiva e Cultural Os Africanos foi inaugurada na passada semana, no bairro da Bela Vista. O presidente da Câmara Municipal, André Martins, esteve na abertura do novo espaço e considerou que este novo local vai permitir que a colectividade “cresça e faça o seu caminho”.

- PUB -

O líder autárquico garantiu que o município tem procurado “encontrar sedes mais adequadas à dinâmica das associações”, havendo neste momento “dez ou 12 entidades que estão identificadas” como “carentes” neste aspecto.

O edil afirmou que “estão identificados alguns espaços”, esperando que “dentro de um ano a um ano e meio estejam encontradas as condições” para que aquelas associações possam “desenvolver melhor” a sua actividade.

Na cerimónia de abertura, André Martins explicou que a autarquia está a apoiar esta associação no sentido de que ela faça o “caminho para o qual foi criada”, esclarecendo que cabe à autarquia “apoiar as colectividades e o movimento associativo activo”, uma vez que a sua existência “é sinal de uma sociedade dinâmica”, por “construir ou ajudar a construir os caminhos sociais”.

- PUB -

Destacando que as sedes das colectividades são espaços de “convívio, confraternização e solidariedade”, o autarca recordou que tem falado “com várias associações da cidade” e constatou que um conjunto delas “tinha dificuldades” no que diz respeito às instalações.

Já o presidente da comissão administrativa de Os Africanos, Francisco Sousa, disse que a associação, com 285 sócios inscritos, passou “momentos muito difíceis para chegar até aqui”.

Francisco Sousa recordou que, em Fevereiro de 2022, numa reunião realizada no âmbito do projecto “Ouvir a População, Construir o Futuro”, André Martins garantiu que o problema de Os Africanos relativo à falta de uma sede social ia ser resolvido. “As colectividades precisam do que o presidente da Câmara Municipal fez: deu a palavra e cumpriu a palavra”, enalteceu.

- PUB -

Nesta cerimónia também esteve o presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Nuno Costa, que sublinhou que, depois de no passado ter contribuído “para a coesão do tecido social da freguesia e do concelho pelas actividades desportivas e culturais que desenvolveu”, a associação “sofreu vicissitudes”, mas os seus dirigentes “foram resilientes” e agora “recebem um novo impulso”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -