Feira de Sant’Iago foi inaugurada na sexta-feira, e este ano com um gostinho muito especial
Após dois anos de interregno, a Feira de Sant’Iago regressou às Manteigadas para celebrar o reencontro da comunidade sadina. Na abertura da feira, que tem, este ano, “um sabor muito especial”, esteve presente André Martins, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, o restante executivo, e presidentes de juntas de freguesia do concelho.
André Martins aproveitou para anunciar que a Câmara está a trabalhar para que o Parque Sant’Iago seja assumido como um parque urbano colocado ao serviço da população durante todo o ano.
“A abertura da feira deste ano tem um sabor muito especial. O sabor da alegria, do reencontro de amigos e da liberdade de movimento que recuperámos após dois anos de restrições e confinamentos”, sublinhou o edil sadino na cerimónia de abertura da Feira de Sant’Iago 2022.
A cumprir 18 anos da mudança do certame do centro da cidade para o Parque Sant’Iago, nas Manteigadas, André Martins relembrou os motivos que levaram à alteração do local da feira e que ainda são ponto de discórdia entre a população.
“Coube-me, em 2004, conduzir o processo de mudança do certame para este espaço, em resultado da necessidade de avançarmos com as obras de qualificação da Avenida Luísa Todi. Seria impossível para o funcionamento da avenida e da cidade manter ali este evento, que implicava o encerramento de um dos principais eixos viários de Setúbal por, praticamente, um mês”.
Isto, “além das enormes dificuldades causadas pelo estacionamento desordenado e caótico de milhares de viaturas por toda a zona urbana circundante, devido à feira”, justificou o presidente.
“Poderá haver quem pense que nem se deveria fazer a feira. Quem pense que são demasiados dias ou até que são poucos dias. Hoje, o que importa, é estarmos aqui uma vez mais a cumprir este velho e bom hábito de no fim de Julho vir à feira”, referiu André Martins.
Num ano de incertezas causadas pela pandemia da covid-19, o autarca celebrou a abertura de uma feira que considera “uma peça central da identidade sadina” e o resultado “do esforço pela sua renovação e valorização, respeitando sempre a tradição que representa.”
O presidente garantiu ainda “estar a trabalhar para que o Parque Sant’Iago se transforme e seja assumido pelas populações como um verdadeiro parque urbano da cidade que possa ser usufruído durante todo o ano”.
Após a intervenção que abriu oficialmente a Feira de Sant’Iago 2022 e um apontamento de cénico protagonizado pelo Teatro Animação de Setúbal, André Martins, o restante executivo municipal e os presidentes das cinco juntas de freguesia do concelho fizeram a tradicional visita pelo recinto, que teve início no espaço expositivo da Câmara Municipal de Setúbal, localizado na Entrada 1, a principal do Parque Sant’Iago.
O espaço, dedicado ao tema “Praias – Passado, Presente e Futuro” revela os motivos pelos quais Albarquel, Figueirinha, Galapos e Galapinhos, Creiro e Portinho da Arrábida são reconhecidas e elogiadas pelas suas condições de usufruto.
O evento, de entrada livre, a decorrer até 7 de Agosto, está aberto ao público de segunda a quinta-feira, das 18h00 à 01h00, na sexta-feira até às 02h00, ao sábado das 16h00 às 02h00, encerrando à 01h00 ao domingo.