Fórum Luísa Todi recebe no próximo dia 30 a iniciativa, que vai juntar representantes de autarquias e das mais diversas entidades da região
“Agregar Vontades, Construir o Futuro!” é o mote do congresso com que a Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS) vai assinalar 40 anos de existência. A iniciativa vai decorrer, no próximo dia 30, no Fórum Luísa Todi, em Setúbal.
Contribuir para “o aprofundamento e reforço da Estratégia de Desenvolvimento Regional (PEDEPES)”, enquanto “instrumento do processo de desenvolvimento integrado, harmonioso e sustentável”, é o objectivo do evento, revela a AMRS, em comunicado.
“O congresso regional pretende ser um amplo espaço de debate sobre o futuro da região, reunindo os vários agentes regionais com intervenção no território e no seu desenvolvimento, nomeadamente autarquias, entidades sociais, organizações sindicais, comunidade científica e educativa, empresas, agentes culturais e movimento associativo, contribuindo assim para reforçar a estratégia de desenvolvimento regional”, adianta a associação.
A AMRS promete dar, no decorrer do evento, “particular destaque” quer “às matérias relacionadas com a distribuição dos Fundos Estruturais Europeus” quer à “necessidade de reforço do investimento nacional em equipamentos e infra-estruturas estruturantes”, que potenciem “a centralidade e atractividade da região, sublinhando a capacidade de planeamento estratégico da região e dos municípios”. Isto tendo em conta o reconhecimento da “necessidade de garantir um quadro de investimento na região que permita concretizar as premissas consagradas no PEDEPES”.
“A coesão social e territorial da região, no plano interno e externo, bem como a importância das políticas públicas enquanto motores do desenvolvimento e promotores da cidadania e da participação estarão na ordem do dia, assim como o desenvolvimento económico, através da valorização do emprego com direitos e do reforço da capacidade produtiva e do tecido empresarial”, faz notar a AMRS.
Além da realização do congresso, a associação vai ainda inaugurar, também no próximo dia 30, a exposição itinerante intitulada “AMRS – 40 anos, Agregar Vontades, Construir o Futuro!”. A mostra, explica a entidade, “procura dar a conhecer o contributo da AMRS para a transformação do território e para a criação da identidade cultural, social e educativa da região de Setúbal”.
Os interessados em participar no congresso podem inscrever-se em https://www.amrs.pt/congresso-da-regiao-de-setubal até 27 de Junho.
Montijo Leitura em voz alta juntou 60 na Casa do Ambiente
Ainda no âmbito das comemorações do 40.º aniversário, a AMRS dinamizou no passado dia 7 a oficina “Leitura em Voz Alta nas Bibliotecas – Como? Quando? Porquê?”. A acção decorreu na Casa do Ambiente, em Montijo, e juntou cerca de 60 bibliotecários, técnicos municipais, professores e estudantes. Ana Cristina Silva (ISPA), Natália Ricardo (PNL) e Cláudia Brites (Câmara do Seixal) foram as oradoras participantes na iniciativa, que contemplou debate e leitura em voz alta a cargo do Grupo “Nós e Voz”, da Escola Secundária D. João II, e de Manuel Cruz.