23 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
“A água de Setúbal é de grande qualidade, isso tem de ser afirmado mil vezes”

“A água de Setúbal é de grande qualidade, isso tem de ser afirmado mil vezes”

“A água de Setúbal é de grande qualidade, isso tem de ser afirmado mil vezes”

Marca “Água 100% Setúbal” foi mostrada aos consumidores em iniciativa de degustação

 

A “Água 100% Setúbal” é agora marca identitária do recurso hídrico do concelho. Foi na tarde de sexta-feira, comemoração do Dia da Água, que alguns consumidores e curiosos puderam tirar as teimas ao participarem numa iniciativa de degustação de águas, na Praça do Bocage.

- PUB -

Água aromatizada com laranja, lima e pepino; água aromatizada de maçã, laranja e canela; água aromatizada de frutos vermelhos, hortelã e canela; e, água aromatizada de ananás e lima, várias opções, para todos os gostos. A dinâmica começava com uma degustação da “Água 100% Setúbal”, ao que acresciam depois os sabores.

Não só para mobilizar a população e para marcar o dia festivo serviu a iniciativa organizada pelos Serviços Municipalizados de Setúbal (SMS). A ideia foi também consciencializar a população para a questão de que a água é um recurso essencial e finito. Uma mensagem transmitida por Carlos Rabaçal, presidente do Conselho de Administração dos SMS, que falou a O SETUBALENSE à margem da acção.

“O que nós procuramos garantir é, aproveitando aqui o Dia da Água, que toda a gente percebe que este recurso é bom, que é finito, que esse recurso tem de ser bem tratado, que é essencial à vida e que tem de ser, de uma forma adequada, protegido para garantir a continuidade da sua utilização de uma forma sustentável”.

- PUB -

Valoriza então a qualidade da água que se consome em Setúbal. “A água de Setúbal é uma água de grande qualidade, essa é que é a questão principal que tem que ser
dita e afirmada, mil vezes”. E explica qual é o “segredo” para que o recurso chegue, com esta característica, a casa das pessoas.

“Uma água captada a 250 metros de profundidade, de um aquífero gigantesco que percorre uma grande parte de Portugal e do qual se capta uma água cristalina, de grande qualidade e grande pureza. A nossa dificuldade é garantir que ela não se estraga até chegar ao consumidor, e para isso fazemos milhares de análises, e sistematicamente, quer na fonte, quer no percurso, quer mesmo em casa das pessoas, para garantir que essa água é de grande pureza”.

A mensagem é clara. Carlos Rabaçal aconselha os munícipes a beber água da torneira – evitando a engarrafada por questões ambientais – sendo esta uma boa forma de utilizar o recurso hídrico no município sadino. “Nós estamos a defender que se beba água da torneira, é uma água de grande qualidade, é mais sustentável, a perspectiva é assumir que é um recurso que não é muito vasto e que é escasso, e sendo de tão boa qualidade, deve ser bem utilizado em Setúbal”.

- PUB -

Pela Praça do Bocage passaram dezenas de pessoas, ao longo de toda a tarde. Dos mais pequenos aos mais idosos, alguns mais reticentes que outros, ninguém quis ficar de fora da degustação de águas numa sentir

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -