27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalPraça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

 

- PUB -

A Praça do Brasil continua em requalificação urbanística, avançando agora para a preparação do espaço de modo que se transforme numa área exclusiva de usufruto público, com vários equipamentos.  Durante o dia de ontem os trabalhos avançaram na Praça do Brasil, com a remoção de elementos existentes, incluindo sinalização rodoviária, muretes, pavimentos asfálticos e calçada, recolhidas em armazém municipal para serem posteriormente reutilizadas noutros locais do concelho.

Em nota de Imprensa, a autarquia setubalense explica que para avançar com nova fase da obra, o estacionamento foi “deslocalizado de forma definitiva as traseiras do lado norte da praça, a Praceta Quinta do Tavares, entretanto já reabilitada, o que resultou num aumento da capacidade de parqueamento”.

A edilidade sadina esclarece que a obra na Praça do Brasil, um investimento que tem um custo de cerca de 475 mil euros, com a duração prevista de cinco meses, tem com o objectivo “transformar esta porta de entrada na cidade numa uma área moderna, totalmente dedicada ao usufruto da população”.

- PUB -

Segundo a Câmara Municipal, o “carácter familiar” e a “vertente humanizadora” do espaço público na nova Praça do Brasil, que pretende tornar-se um espaço de uso diário, são acentuados pela criação de três espaços verdes em forma de “ilha” e de um largo central, que “servirá como ponto de encontro de referência, no cruzamento dos vários atravessamentos”.

Vão existir, na reabilitada zona da cidade, “bancos corridos, assim como mesas e cadeiras, percursos pedonais e áreas verdes, com rega automatizada, com espécies arbustivas de cores que mudam com as estações”, para “contrastar com os relvados e as zonas pedonais” e criar um “ambiente de jardim público convidativo ao usufruto”.

Ainda no âmbito desta empreitada de reabilitação urbanística, os Serviços Municipalizados de Setúbal vão proceder, complementarmente, a uma “obra de reabilitação do sistema de abastecimento”, garantindo, desta forma, a “optimização do funcionamento da rede de água e um melhor serviço público”.

- PUB -

Na rotunda criada no espaço entre a estação ferroviária e a Praça do Brasil, foi recentemente instalada uma escultura com três metros e meio de altura e um pouco menos de uma tonelada de peso, da autoria de Ricardo Romero, de um menino a brincar com um comboio numa linha infinita, que ainda esta semana receberá a iluminação.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -