3 Março 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalSetúbalEurídice Pereira na presidência da Federação Distrital do PS em mandato quase...

Eurídice Pereira na presidência da Federação Distrital do PS em mandato quase a terminar

Novas eleições federativas ainda não têm data marcada mas tudo está em aberto depois de André Pinotes Batista ter ‘saltado’ para secretariado nacional

 

- PUB -

Eurídice Pereira, deputada pelo círculo eleitoral de Setúbal do Partido Socialista e membro da Comissão Política Nacional do PS, assume agora a dianteira da Federação Distrital de Setúbal socialista. A até então vice-presidente da estrutura ocupa agora o cargo de António Mendonça Mendes, que assume funções no Secretariado Nacional do PS.

A notícia já tinha sido avançada por O SETUBALENSE a 15 de Janeiro mas só agora a informação foi confirmada oficialmente através de uma nota de Imprensa do órgão federativo.

Eurídice Pereira assume os últimos meses de mandato afirmando que “neste período de transição entre lideranças da nossa Federação Distrital não vai haver vazios”. “Aliás, a convocação actual dos socialistas e seus simpatizantes é, em consequência da insistência dos extremismos, um imperativo e jamais voltamos costas ao combate a estes perigos à democracia. Em Setúbal estamos unidos nesta exigente tarefa”, lê-se em nota de Imprensa.

- PUB -

Desde 2016 que a Federação Distrital de Setúbal do Partido Socialista não contava com uma liderança no feminino. As duas últimas mulheres à frente da estrutura, recorde-se, foram Madalena Alves Pereira (eleita para o mandato 2012/2014), e, Ana Catarina Mendes (2014/2016), esta última que acabou por dar lugar ao irmão que continuou à frente do órgão até ao presente ano.

As federações socialistas funcionam em mandatos bienais – eleições realizadas de dois em dois anos – e que este ano voltam às urnas, momento que já deveria ter sido realizado mas as eleições legislativas antecipadas de 10 de Março provocaram alterações nos calendários internos. Também as votações para escolher o presidente concelhio do partido foram adiadas.

António Mendonça Mendes cumpria o último ano de mandato à frente da estrutura – depois de ter assumido funções como presidente em 2016.Por força dos estatutos internos do partido que dizem que o cargo só pode ser ocupado durante quatro mandatos consecutivos (no total de 8 anos).

- PUB -

André Pinotes Batista não deverá ser candidato à federação

André Pinotes Batista, apontado em Agosto por O SETUBALENSE como cabeça de uma lista única à federação distrital do partido, está um passo mais longe de avançar com a candidatura. Tal como no caso de António Mendonça Mendes, também o deputado à Assembleia da República nascido no Barreiro integra a lista de membros do Secretariado
Nacional do PS.

“A convite do Secretário-Geral, Pedro Nuno Santos, fui eleito membro do Secretariado Nacional do PS. Integrar o órgão executivo máximo do Partido Socialista é, simultaneamente, uma enorme honra e responsabilidade. O calendário político é exigente, com eleições Regionais, Legislativas e Europeias agendadas para apenas 5 meses, mas estaremos à altura de cada um destes desafios”, escreveu, o agora número 5 por Setúbal às legislativas de 10 de Março, numa publicação na rede social Facebook.

Legislativas | Miguel Costa Matos e João Paulo Rebelo são indicações nacionais

Miguel Costa Matos, presidente da Juventude Socialista (JS), integra o 2.º lugar da lista de
candidatos a deputados pelo círculo eleitoral de Setúbal do Partido Socialista, em 6.º consta o nome de João Paulo Rebelo, ex-secretário de Estado da Juventude e do Desporto.

Os nomes, confirmados a O SETUBALENSE por fonte do partido, eram os únicos em
falta para ‘fechar’ a lista dos candidatos pelo distrito. O nosso jornal já tinha avançado que Ana Catarina Mendes encabeça o naipe socialista, ao que se seguem António Mendonça Mendes (3.º), Eurídice Pereira (4.º) e André Pinotes Batista (5.º). Miguel Costa Matos e João Paulo Rebelo são assim indicações da estrutura nacional do PS que reuniu na noite desta terça-feira para tomar a decisão.

- PUB -

Mais populares

Homem encontrado morto em casa no centro de Setúbal [Actualizada]

Cadáver de José, de 66 anos, foi transportado para a morgue do Hospital de São Bernardo para realizar autópsia

PJ investiga cadáver encontrado no interior de uma viatura em Setúbal

Populares alertaram as autoridades pelas 22h30. Homem, de 57 anos, terá morrido por causas naturais

Pedro Catarino já é goleador-mor dos sadinos na 1.ª Divisão da AF Setúbal

Com cinco golos no Vitória B, avançado do plantel principal volta a ser decisivo
- PUB -