28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalSetúbalPresidente da câmara de Setúbal destaca importância da gestão pública da água...

Presidente da câmara de Setúbal destaca importância da gestão pública da água e recolha do lixo

André Martins diz que 2024 vai ser de “investimento” nos Serviços Municipalizados de Setúbal e que a gestão municipal “melhor capacidade de resposta”

 

- PUB -

O primeiro ano de funcionamento dos Serviços Municipalizados de Setúbal (SMS) deixou em evidência as vantagens da gestão pública e a aposta na melhoria dos serviços prestados à população vai ser reforçada neste ano de 2024. Esta foi a mensagem que os responsáveis do município e destes serviços municipalizados transmitiram no almoço comemorativo do primeiro aniversário dos SMS, que teve lugar sexta-feira no Hotel Hotel Club d’Azeitão.

O presidente da câmara municipal destacou a importância de a gestão do abastecimento de água, o saneamento e a recolha do lixo terem gestão pública.

“O regresso das águas à gestão pública é, no nosso entender, um compromisso de Abril, porque a água é um bem escasso, um bem essencial à vida, e, nesse sentido, entendemos, na Câmara Municipal de Setúbal, que a gestão da água deve ser pública”, disse André Martins.

- PUB -

O autarca até admite que as empresas privadas, “que se constituem para ter lucro”, também são “fundamentais para o desenvolvimento do sistema” de vida actual, mas considera que a água, “enquanto recurso fundamental à vida”, deve ter uma gestão pública.

O presidente da autarquia disse entender o almoço, que juntou 250 trabalhadores, como de dupla celebração, não só do primeiro aniversário mas também por ter sido cumprido o “compromisso primeiro” do programa da força que liderou às eleições de 2021 para a Câmara Municipal, do “regresso da água e do saneamento para a gestão pública”.

A importância de a gestão da água e da recolha do lixo ser municipal em vez de privada, foi defendida também pelo vereador Carlos Rabaçal, presidente dos SMS, que apontou vantagens para os munícipes e consumidores já no exercício do primeiro ano de gestão pública.

- PUB -

De acordo com o responsável, os SMS conseguiram, por não terem fins lucrativos, aumentar o investimento ao mesmo tempo que reduziram os custos que os munícipes pagam pelos serviços.

Carlos Rabaçal lembrou que, com o regresso das águas ao serviço público, a tarifa baixou 20 por cento, foi introduzida a tarifa social, que beneficia nove mil famílias, e a receita foi reduzida em 2,5 milhões euros. Apesar desta redução de receita, segundo o administrador, os SMS tiveram “meios e recursos para fazer um trabalho de qualidade, fazer investimento, ter nova frota, fazer obras”.

O vereador vincou a vantagem, para a população e para os trabalhadores dos serviços, de não haver distribuição de lucros. “Neste momento tudo o que é produzido pelos serviços é para os trabalhadores e para as pessoas”, o que considerou “um grande avanço e um dado positivo”.

Carlos Rabaçal prometeu o reforço dos meios, este ano, e o presidente da câmara disse também que 2024 vai ser de “investimento, de qualificação dos serviços, de maior e melhor capacidade de resposta”.

Os SMS assumiram a gestão do abastecimento público de água e do sistema de saneamento, no concelho de Setúbal, em 18 de Dezembro de 2022, sucedendo a 25 anos de gestão privada pela concessionária Águas do Sado. Neste primeiro ano, os SMS assumiram também, por decisão da câmara municipal, a gestão da recolha dos resíduos urbanos.

O presidente da autarquia diz que este segmento da gestão do lixo também tem que ter “gestão pública, rigorosa e com objetivos”, porque tem “muito a ver com a saúde pública” e aproveitou a oportunidade para voltar a contestar a privatização da AMARSUL.

Para André Martins, os resultados dessa opção “estão à vista” e traduzem-se numa “penalização enorme” para as populações, “por força das tarifas que são impostas” às câmaras municipais por esta empresa, a AMARSUL, que faz o tratamento dos resíduos na Península de Setúbal.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -