28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalSetúbalConstrução do Centro de Saúde da Bela Vista lançada a concurso por...

Construção do Centro de Saúde da Bela Vista lançada a concurso por 3,3 milhões de euros

Procedimento concursal aprovado pelo executivo camarário. Prazo de execução da obra é de 547 dias

 

- PUB -

A construção do Centro de Saúde da Bela Vista, em Setúbal, vai avançar. O executivo municipal presidido por André Martins decidiu na última quarta-feira, por unanimidade, abrir o concurso público para adjudicação da obra, com o preço-base de 3 milhões 316 mil e 322 euros e um prazo máximo de execução de 547 dias.

Já o prazo definido para entrega de propostas para a construção do equipamento – que se constituirá no modelo de Unidade de Saúde Familiar (USF) – é de 30 dias.

O critério para adjudicação da empreitada, de acordo com o documento aprovado pela autarquia, privilegia a proposta “economicamente mais vantajosa na modalidade melhor relação qualidade-preço”.

- PUB -

“Este critério de adjudicação é composto por dois factores de valorização relacionados com a execução do contrato, concretamente o preço da proposta, com um peso de 60 por cento na avaliação, e o prazo da proposta, o qual corresponde a uma fatia de 40 por cento”, faz notar o município.

Projectado para dar resposta “a 21 mil utentes do concelho de Setúbal”, o futuro equipamento é desenvolvido “num programa do tipo 5B”, que contempla “duas unidades com capacidade para atender, cada uma, 10 500 utentes”, além de “uma Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP)”.

A construção do Centro de Saúde – enquadrada numa candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência – vai ser executada na Avenida da Bela Vista, em terreno cedido pelo município. Localização que até nem foi primeira opção por parte da Câmara Municipal para acolher o equipamento. A Bela Vista passou a estar em cima da mesa das negociações entre o município e a Administração Regional de Saúde depois da localização inicialmente prevista – um terreno na Praça de Portugal – se ter “revelado” com dimensão insuficiente para albergar uma unidade com as características pretendidas.

- PUB -

Em 23 de Setembro de 2020, há pouco mais de três anos – ou seja, no mandato anterior –, a autarquia, através do então vereador responsável pelo pelouro, Ricardo Oliveira, informava, em reunião, o coordenador da USF du Bocage, Figueiredo Fernandes, e outros elementos desta unidade, que a Praça de Portugal já não era solução e que estavam em equação outras possíveis localizações, com a Bela Vista a ser avançada como hipótese, conforme noticiado em exclusivo por O SETUBALENSE. A hipótese Bela Vista viria a ser consumada e mais tarde assumida publicamente pela autarquia.

O processo entra agora numa das derradeiras etapas, com vista ao arranque dos trabalhos de construção no terreno.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -