27 Setembro 2023, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalCardeal Américo Aguiar na rota da Diocese de Setúbal

Cardeal Américo Aguiar na rota da Diocese de Setúbal

O bispo auxiliar de Lisboa vai ser empossado como cardeal a 30 de Setembro, em Roma. Daí deverá partir para Setúbal, onde será tomará posse como bispo

 

- PUB -

O cardeal Américo Aguiar deverá ser nomeado, em breve, bispo de Setúbal. A informação foi avançada pelo Sete Margens, jornal próximo da igreja católica, que ouviu várias fontes eclesiásticas, com as mesmas a garantirem que, antes de ser empossado como cardeal, será nomeado bispo da diocese de Setúbal. O bispo auxiliar de Lisboa e presidente da Fundação Jornada Mundial da Juventude vai ser empossado como cardeal a 30 de Setembro, em Roma.

Em declarações ao mesmo meio de comunicação, Américo Aguiar diz apenas que não tem “nada a dizer sobre qualquer possível nomeação”, uma vez que aguarda “instruções sobre a nova missão”. Esta “nova missão” pode ser “continuar em Lisboa, ir para Setúbal, para as Forças Armadas, para a Cúria em Roma ou qualquer outra missão”, acrescenta.

Após terminada a Jornada Mundial da Juventude, são vários os membros do clero de Lisboa e Setúbal que garantem que o destino de Américo Aguiar é a diocese sadina. De acordo com a mesma fonte o próprio terá confiado já a diferentes pessoas que prefere estar “na acção concreta de uma diocese a ficar a trabalhar num gabinete”.

- PUB -

José Ornelas, de 69 anos, é bispo de Leiria-Fátima desde Março de 2022, depois de ter estado na diocese de Setúbal desde 2015. A diocese encontra-se em “Sede Vacante” há quase um ano, termo que se aplica ao período que decorre desde a morte ou renúncia de um Papa até à eleição do sucessor.

Enquanto não é nomeado o sucessor de D. José Ornelas, que foi transferido para a Diocese de Leiria-Fátima, o governo compete ao Colégio dos Consultores, que elegeu o Padre José Lobato como Administrador Diocesano de Setúbal, o que significa que todas as obrigações do Bispo são por si assumidas.

O anterior Bispo de Setúbal sucedeu a D. Gilberto Canavarro dos Reis, sendo que a saída de D. José Ornelas de Setúbal representou um acontecimento inédito na diocese sadina, na qual D. Manuel Martins e D. Gilberto Canavarro dos Reis, os dois bispos antecessores, ocuparam o cargo até à renúncia por motivos de idade.

- PUB -

 

Comentários

- PUB -

Mais populares

Burros vagueiam por Setúbal há vários dias. Autoridades sem resposta

Animais circulam livremente pelas ruas. Um cavalo já foi colhido pelo comboio

Menina de 14 anos está desaparecida em Setúbal

Desaparecimento já foi participado à GNR. Jovem foi vista pela última vez junto à Escola D. João II

Setúbal no doutoramento de Diogo Ferreira

Tese do historiador sadino foi obteve a classificação máxima 
- PUB -