9 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
Cardeal Américo Aguiar na rota da Diocese de Setúbal

Cardeal Américo Aguiar na rota da Diocese de Setúbal

Cardeal Américo Aguiar na rota da Diocese de Setúbal

O bispo auxiliar de Lisboa vai ser empossado como cardeal a 30 de Setembro, em Roma. Daí deverá partir para Setúbal, onde será tomará posse como bispo

 

O cardeal Américo Aguiar deverá ser nomeado, em breve, bispo de Setúbal. A informação foi avançada pelo Sete Margens, jornal próximo da igreja católica, que ouviu várias fontes eclesiásticas, com as mesmas a garantirem que, antes de ser empossado como cardeal, será nomeado bispo da diocese de Setúbal. O bispo auxiliar de Lisboa e presidente da Fundação Jornada Mundial da Juventude vai ser empossado como cardeal a 30 de Setembro, em Roma.

Em declarações ao mesmo meio de comunicação, Américo Aguiar diz apenas que não tem “nada a dizer sobre qualquer possível nomeação”, uma vez que aguarda “instruções sobre a nova missão”. Esta “nova missão” pode ser “continuar em Lisboa, ir para Setúbal, para as Forças Armadas, para a Cúria em Roma ou qualquer outra missão”, acrescenta.

Após terminada a Jornada Mundial da Juventude, são vários os membros do clero de Lisboa e Setúbal que garantem que o destino de Américo Aguiar é a diocese sadina. De acordo com a mesma fonte o próprio terá confiado já a diferentes pessoas que prefere estar “na acção concreta de uma diocese a ficar a trabalhar num gabinete”.

José Ornelas, de 69 anos, é bispo de Leiria-Fátima desde Março de 2022, depois de ter estado na diocese de Setúbal desde 2015. A diocese encontra-se em “Sede Vacante” há quase um ano, termo que se aplica ao período que decorre desde a morte ou renúncia de um Papa até à eleição do sucessor.

Enquanto não é nomeado o sucessor de D. José Ornelas, que foi transferido para a Diocese de Leiria-Fátima, o governo compete ao Colégio dos Consultores, que elegeu o Padre José Lobato como Administrador Diocesano de Setúbal, o que significa que todas as obrigações do Bispo são por si assumidas.

O anterior Bispo de Setúbal sucedeu a D. Gilberto Canavarro dos Reis, sendo que a saída de D. José Ornelas de Setúbal representou um acontecimento inédito na diocese sadina, na qual D. Manuel Martins e D. Gilberto Canavarro dos Reis, os dois bispos antecessores, ocuparam o cargo até à renúncia por motivos de idade.

 

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -