28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalSetúbalJovens “conscientes” enriqueceram espaços verdes das freguesias

Jovens “conscientes” enriqueceram espaços verdes das freguesias

Adolescentes dos 14 aos 24 anos participaram em acções de sensibilização para o ambiente e resíduos

 

- PUB -

Foram 33 os jovens “conscientes” que integraram a edição de 2023 do projecto “Consciente(mente)”, iniciativa da Câmara Municipal de Setúbal que põe a mexer os mais novos em actividades por todo o município.

Nas quatro freguesias sadinas os jovens dos 14 aos 24 anos tiveram a oportunidade de desenvolver tarefas no âmbito da higiene urbana, na dinamização de mensagens de sensibilização para a temática da reciclagem, e até, a requalificação de
espaços públicos.

Quem o diz é a autarquia sadina que, em nota de Imprensa enviada à redacção de O SETUBALENSE, adianta ainda que o projecto integra o programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas, do Instituto Português do Desporto e Juventude.

- PUB -

Na freguesia do Sado, os adolescentes participaram na recolha e triagem de resíduos, criação de cartazes e vídeos “de sensibilização para as redes sociais”, entre outras acções como a requalificação “um espaço de lazer, o qual foi decorado com o nome de várias espécies de aves do Estuário do Sado e teve os muros e bancos de jardim pintados, além de ter havido um momento de refl exão sobre o território”.

O Parque de Vanicelos, na União de Freguesias de Setúbal, foi também intervencionado “com a pintura de estruturas do jardim, nomeadamente bancos, muretes e anfiteatro”.

Foram ainda realizadas apresentações com o objectivo de consciencializar “sobre alterações climáticas, reciclagem e poluição marinha para os utentes do Centro Comunitário da União das Freguesias”.

- PUB -

Já no Parque de Juventude da Gâmbia, na freguesia de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra, foi montada “uma horta elevada com plantas como hortelã, alfazema, alecrim, poejo e artemísia”, actividade em que os jovens trabalharam sob o tema “do solo para o prato”. Foram ainda “pintadas as palhotas, mesas de piquenique, balneários e a frente do parque”.

O Rio Sado, a Pedra Furada, o choco-frito e a “Raposa” foram lembrados na nova decoração do Parque Infantil da Fonte do Lavra, em São Sebastião, onde também as mesas de piquenique foram lixadas e pintadas.

Ainda nesta freguesia os voluntários foram até ao auditório da junta de freguesia apresentar acções de sensibilização para os jovens no âmbito do programa da câmara municipal “Nosso Bairro Nossa Cidade”.

O anfiteatro do Parque da Bacalhôa, na freguesia de Azeitão, conta agora com uma nova imagem depois de ter sido pintado e decorado com imagens alusivas à memória do poeta Sebastião da Gama. O espaço conta agora “com o nome de várias obras do
poeta azeitonense, cujo centenário se celebra este ano”.

Já o jardim de Vendas de Azeitão, mais propriamente na zona do skatepark,
foi pintado o muro que envolve este espaço.

O “Consciente(mente)”, iniciativa da Câmara Municipal de Setúbal, realizou este ano a sua 3.ª edição.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -