27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalCavalhadas à antiga portuguesa são ponto alto das festas em Honra de...

Cavalhadas à antiga portuguesa são ponto alto das festas em Honra de Nossa Senhora da Saúde

Oração do terço, missa e procissão solenes são momentos religiosos que marcam o certame que remonta a 1723

 

- PUB -

Falta pouco mais de uma semana para o início das festividades em Honra de
Nossa Senhora da Saúde, celebradas em Vila Fresca de Azeitão, este ano, entre os dias 7 e 10 de Setembro.

O certame religioso, que conta com uma história que remonta ao ano de 1723, vai decorrer num recinto perto da Igreja de S. Simão, em Azeitão, com um programa de quatro dias ao qual se vão juntar tasquinhas de gastronomia, artesanato, espectáculos musicais e momentos devotos.

Com inauguração ofi cial marcada para as 21h de dia 7 de Setembro o momento vai contar com o hastear das bandeiras acompanhado pela Sólido Big-Band do Grupo Musical e Desportivo União e Progresso, que vão interpretar o célebre “Hino de Azeitão”.

- PUB -

Logo em seguida espera-se a oração do terço, às 21h15, religiosidade que se repete nos seguintes dias pelas 20h30. Ainda no primeiro dia
o grupo musical azeitonense volta a actuar, pelas 22h, culminando com um espectáculo de fados, às 22h30.

O dia 8 de Setembro, sábado, tem início às 21h com a missa Natividade da Nossa Senhora ao que se segue, pelas 22h, “a animação musical a cargo do grupo musical Ecos, do Centro Social Cultural e Desportivo da Quinta do Conde”, como detalha a Câmara Municipal de Setúbal em nota de Imprensa.

Espera-se que a noite termine com boa disposição num baile, às 23h00, pelo conjunto Semibreve. As cavalhadas à antiga portuguesa – que todos os anos trazem enchente a terras azeitonenses – são um momento-chave que se caracterizam como uma “prova equestre com origem no século XVIII em que os cavaleiros se esforçam por acertar com um varão numa argola pendurada a alguns metros de altura”. Estas estão previstas para a tarde de domingo (dia 9, pelas 16h).

- PUB -

Com a já programada oração do terço a decorrer pelas 20h30 a noite do evento típico de Azeitão vai ser cheia de música e animação em baile com Fátima Dias, às 22h, e continuação, pelas 00h de segunda-feira, com o DJ Tó Patronilho.

Os festejos do último dia, 10 de Setembro, começam ao início da tarde com a missa e procissão solene em honra de Nossa Senhora da Saúde, em percurso que seguirá
pelas ruas de Vila Fresca e de Vendas de Azeitão. O momento religioso é acompanhado pela banda Sociedade Filarmónica Providência – coordenada pelo maestro Cristiano Vieira
Dias – que volta ao certame, pelas 21h30, em concerto.

Os quatro dias de festa encerram com a actuação do artista Belito Campos, às 22h30. A Festa em Honra de Nossa Senhora da Saúde conta com organização da Sociedade Filarmónica Providência e da Paróquia de S. Simão. O certame é apoiado pela Câmara Municipal de Setúbal, a Junta de Freguesia de Azeitão e a Secil.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -