28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalSetúbalAndré Martins garante que medidas da autarquia sobre mobilidade e estacionamento melhoram...

André Martins garante que medidas da autarquia sobre mobilidade e estacionamento melhoram vida da população de Setúbal

O presidente da câmara fala em soluções de circulação na cidade, aponta investimentos nos passes sociais e crítica a oposição

- PUB -

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, começou a enviar, na passada semana, uma comunicação “informal” aos munícipes onde explica a estratégia municipal “para a mobilidade, estacionamento e protecção do ambiente” no concelho. Aponta um conjunto de medidas “desenhadas com o objectivo de melhorar a qualidade de vida dos setubalenses e azeitonenses e de lhes devolver a cidade”, escreve o autarca.

Na missiva onde indica o “grande investimento” do município em passes sociais em benefício da população e soluções de estacionamento, o autarca não esclarece, no entanto, qual o ponto de situação das negociações entre a autarquia e a empresa concessionária do estacionamento em Setúbal, a DataRede. Empresa madeirense que tem a concessão, desde há um ano, sendo a mesma válida por 40 anos.

É que, nas comemorações deste ano do 25 de Abril, André Martins disse, publicamente, existirem conversações no sentido de ser revisto o contrato de concessão do estacionamento tarifado na cidade.

- PUB -

“Acreditamos que no fim destas negociações alcançaremos melhores soluções globais para a gestão do espaço público, sem esquecer que a tarifação continua a ser a melhor solução para regular o estacionamento em zonas de grande procura”, frisou na altura.

Na carta que está a ser colocada na caixa de correio dos munícipes, o presidente centra-se essencialmente na questão do estacionamento de carros na cidade, em cima dos passeios, “o que torna a circulação das pessoas muito difícil, impossível e até perigosa”. Além disso, o excesso de automóveis e circulação nos centros urbanos “é responsável por poluição e má qualidade do ar, aumentando as emissões de carbono”.

Perante este quadro problemático, que “causa graves prejuízos para a saúde das pessoas”, o autarca escreve que no município têm sido criadas “bolsas de estacionamento municipal gratuito nas entradas do concelho, servidas por transportes públicos para que todos os que os usam possam, de forma confortável, deslocar-se para o centro da cidade”.

- PUB -

Refere ainda que está a ser introduzido “estacionamento ordenado, pago e de curta duração, em alguns sítios com tarifa reduzida, para ajudar a libertar o centro do excesso de veículos motorizados”. E, relativamente a este pagamento, aproveita para apontar o dedo crítico a partidos da oposição em Setúbal que têm “utilizado” esta medida para “aproveitamento político”, contudo, “esquecendo as outras medidas complementares que a Câmara adoptou”.

Aqui elenca: “A criação e parques municipais de estacionamento gratuito, a implementação de carreiras de transportes públicos destes parques para o centro da cidade (ida e volta), bem como o financiamento do passe Navegante”.

Quanto ao sistema de passes, afirma André Martins que a Câmara financiou com “cerca de 10 milhões de euros, desde 2019, o passe navegante, “para que os setubalenses e azeitonenses pudessem beneficiar de preços reduzidos” e acrescenta na mesma carta: “No âmbito das medidas municipais de apoio às famílias para combate à inflação, implementámos ainda um desconto directo de 10 euros na compra mensal do Navegante Municipal, o que corresponderá, até ao final de 2023, a um investimento de quase 480 mil euros”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -