26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalFesta do Mar traz quatro mil visitantes à cidade sadina e vende...

Festa do Mar traz quatro mil visitantes à cidade sadina e vende uma tonelada de ostras

Durante cinco dias, a população teve oportunidade de experimentar o molusco ao natural, com topping ou cozinhado

 

- PUB -

Cerca de quatro mil visitantes e uma tonelada de ostras vendidas. É este o balanço da primeira edição da Festa do Mar, que apresentou entre a passada quarta-feira e domingo uma oferta variada de produtos exclusivamente da região no Largo José Afonso.

Organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, o evento “teve sexta-feira e sábado como os dias mais fortes em termos de público” e “resultou numa manifestação de grande apetência pelas ostras de Setúbal, representadas pelos produtores Découverte, Exporsado, Neptun Pearl e Ostra Ribeiro”, explica o município em comunicado.

Das cerca de quatro mil pessoas que passaram pela festa, perto de “50% eram locais, 40% eram cidadãos nacionais – havendo pessoas provenientes de Cascais, Lisboa, Oeiras, Coimbra e um grupo de Trás-os-Montes – e 10% eram estrangeiros, principalmente espanhóis, embora tivessem sido referenciados franceses e norte-americanos”.

- PUB -

De acordo com a autarquia, e apesar de se ter deslocado “ao Largo José Afonso especialmente para comer ostras”, o público aproveitou “também as outras propostas gastronómicas, o artesanato e a oferta musical, tendo os produtores e os músicos interagido com os visitantes para explicarem o seu trabalho”.

Inserido na estratégia municipal de promoção gastronómica e turística do concelho, a Festa do Mar – Especial Ostra de Setúbal “contou com a participação de quatro produtores locais de ostras e com um espaço de pratos de marisco adquirido na cidade”.

Entre os quatro menus disponíveis, com vários preços, os visitantes puderam apreciar “ostras ao natural, com topping ou cozinhadas”. Além do molusco, “a oferta do evento, organizado com os apoios da Vertentitinerante e da União de Freguesias de Setúbal, incluiu gambas à la guilho e cozidas, amêijoas, arroz de marisco, sapateira recheada e lagosta, tendo o marisco sido adquirido na Martroia, Sabor da Maré e Veramar”.

- PUB -

Já o vinho da região “foi uma das escolhas para acompanhar a comida”, com a Quinta de Catralvos a apresentar uma selecção “que ia do frisante aos vinhos brancos e rosés, enquanto “um balcão do Bar Tody’s garantiu os gins e cocktails, entre outras propostas”.

O programa da Festa do Mar incluiu igualmente “um conjunto de workshops, conduzidos pela Exporsado e pela Ostra Ribeiro, que deu a conhecer técnicas de abertura de ostras”. A Exporsado, por sua vez, “dinamizou um live cooking com a confecção ao vivo de tempura de ostras”.

O Largo José Afonso esteve também equipado com “insufláveis para crianças e contou com espectáculos de combo jazz. Já a “Cegas Tradições” apresentou propostas gastronómicas, como as “Ostras Doces”, confeccionadas com laranja, e a “Pedaços de Mar” disponibilizou uma oferta de peças feitas à base de materiais reciclados do mar.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -