26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalGoverno e instituições de Setúbal assinam acordos para alojar 31 sem-abrigo

Governo e instituições de Setúbal assinam acordos para alojar 31 sem-abrigo

O Ministério da Solidariedade assinou hoje com instituições de Setúbal dois protocolos para financiamento de projetos de alojamento para 31 sem-abrigo, elevando para 291 o total de pessoas incluídas nestes programas, a nível nacional, desde novembro, anunciou o Governo.

- PUB -

Numa nota, o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social informou que, desde novembro, foram assinados um total de 17 protocolos para financiamento de soluções de alojamento para pessoas em situação de sem-abrigo, ao abrigo da Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo (ENIPSSA).

“Até ao momento estes protocolos abrangeram 291 pessoas e implicam um investimento anual de cerca de 810 mil euros”, acrescentou, sublinhando que 10 dos 17 protocolos referidos foram assinados esta semana.

Hoje de manhã foram assinados em Setúbal dois destes protocolos para 31 pessoas em situação de sem-abrigo, um deles com a Cáritas Diocesana de Setúbal, para financiamento de projetos “Housing First” (destinados a 20 pessoas), e outro com a Associação NOS, do Barreiro, para apartamentos partilhados (que abrange 11 pessoas).

- PUB -

Oito outros protocolos foram assinados na segunda-feira, “para garantir soluções de alojamento para pessoas em situação de sem-abrigo, nas tipologias de “Housing First” e de apartamentos partilhados”, abrangendo outras 100 pessoas.

Entre eles, o Governo destacou o protocolo celebrado com a Associação Gaivotas da Torre, em Cascais (Lisboa), para projetos de “Housing First” que envolvem 30 pessoas em situação de sem-abrigo, e outros três para alojar um total de 35 pessoas celebrados com a Agência Piaget para o Desenvolvimento (APDES) e a Cruz Vermelha, em Vila Nova de Gaia, e com a Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos, no distrito do Porto.

Também no Algarve foram assinados na segunda-feira protocolos com as associações G.A.T.O. (Loulé) e MAPS (Portimão e Faro), abrangendo 35 pessoas.

- PUB -

Tanto os apartamentos partilhados como a integração de pessoas em casas através do projeto “Housing First”, com o acompanhamento de técnicos, permitem “que estas pessoas possam retomar alguma da sua autonomia, fazendo parte de uma estratégia integrada de intervenção que tem sido desenvolvida junto desta população”, destacou hoje a ministra Ana Mendes Godinho.

Na segunda-feira, a ministra já tinha revelado que o objetivo do Governo é assinar protocolos que vão permitir a cerca de 580 pessoas em situação de sem-abrigo ter um teto.

“Prevemos que em 2021 sejam mais 600 as vagas [para pessoas em situação de sem-abrigo]. Isto significa que num ano e meio poderemos ter cerca de 1.100 vagas no conjunto de ‘Housing First’ e apartamentos partilhados”, disse a governante.

Lusa

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -