28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalSetúbalOposição acusa executivo da União de Freguesias de não ter força perante...

Oposição acusa executivo da União de Freguesias de não ter força perante a Câmara

As duas forças políticas da oposição ao executivo comunista de Rui Canas falam de um território gerido sem plano de investimentos. PS e PSD elegem a obra do Mercado da Lota com o exemplo de que nem tudo vai bem na União das Freguesias

 

- PUB -

No segundo ciclo eleitoral após a reorganização administrativa, a União de Freguesias de Setúbal, com pouco mais de 34 mil eleitores inscritos, continua a ser gerida pela CDU que nas últimas autárquicas conseguiu 8 mandatos, enquanto o PS elegeu 6, o PSD 3 e o BE e CDS-PP um mandato cada.

Com o comunista Rui Canas a presidir o executivo da União, as críticas dos dois principais partidos da oposição à sua gestão são em grande parte coincidentes. Limpeza do espaço público, decisão de investimentos, Mercado da Lota e “falta de assunção do papel de presidente da União de Freguesias de Setúbal perante a Câmara Municipal” também gerida pela CDU, como diz o social- democrata Ricardo Pereira.

O mesmo afirma a socialista Ana Pereira que acusa Rui Canas de “não ter opinião perante as decisões da Câmara” e também “não reivindicar obras junto desta”. Com o eleito pelo PSD a considerar que “quando o presidente da União das Freguesias não se afirma perante a Câmara, retira capacidade de afirmação ao órgão político a que preside”, a eleita pelo PS dá exemplos sobre a intervenção do autarca da CDU, como em matéria de estacionamento.

- PUB -

“Está a decorrer a discussão pública sobre o estacionamento de trânsito nas várias freguesias da União, e não se sabe se Rui Canas está de acordo ou não com as propostas da Câmara Municipal”, comenta Ana Pereira que acrescenta outra situação também exemplificativa daquilo que considera ser a “falta de posição” do presidente.

“Na Aldeia do Vale da Rasca existem problemas com o abastecimento de água que demoram a ser resolvidos, e o presidente nada diz para resolver este direito das pessoas”.

As obras do Mercado da Lota é outra das matérias em que tanto a eleita pelo PS para a Assembleia de Freguesia como o social-democrata presidente deste órgão estão em uníssono. Proposta pelo executivo, esta intervenção “começou em 2014 e tinha um prazo de conclusão de três meses. Mas já passaram dois anos e a obra ainda não está concluída”, diz Ana Pereira. “Quando queremos saber qual vai ser o custo final, mas o presidente não nos consegue dar resposta”.

- PUB -

Segundo a informação que chegou a Ricardo Pereira, esta obra deverá estar concluída “no final deste mês”, mas até ao fim do mandato “não há outra grande intervenção planeada a médio longo prazo”, lamenta. E mais uma vez a socialista afina pelo mesmo diapasão; “o Orçamento 2019 é de 1,9 milhões de euros. É uma verba grande mas o investimento da União das Freguesias é díspar. Esgotam o valor mas não fazem o que prometeram”.

Também na limpeza urbana os eleitos pela oposição estão de acordo. Apontam a falta de acção na limpeza dos espaços verdes e das ruas, apesar das “queixas dos moradores”. E nesta matéria consideram que a União de Freguesias tem a necessária descentralização de competências com a correspondente verba.

Com a eleita socialista a criticar ainda a “falta de investimento da educação e acção social”, da parte do social-democrata há um elogio ao executivo por ter dado um passo importante na qualidade dos serviços prestados à população. “Conseguiu resolver as dificuldades surgidas com o processo de agregação de freguesias. E neste momento pode dizer-se que há uma consolidação de serviços e melhor capacidade de resposta”, infere.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -