Residentes receiam que os prédios possam ruir mas câmara municipal diz que a zona é monitorizada pela APA
Uma derrocada na Praia da Califórnia, em Sesimbra, está a preocupar os moradores dos prédios nas imediações daquele local.
Segundo informação do Correio da Manhã há risco iminente de que os prédios possam ruir, situação que deixa os moradores alerta pois, referem, “este é um problema que se arrasta há vários anos” e que estão com medo. A derrocada aconteceu na madrugada desta segunda-feira, fruto da chuva intensa que se fez sentir.
Garante a CMTV que as autoridades competentes já têm conhecimento da situação.
Fonte oficial da Câmara de Sesimbra explica que os edifícios em causa, construídos há vários anos, se situam em zonas monitorizadas pela APA. “Apesar de não haver aumento de risco associado, importa referir que estes edifícios, construídos há várias décadas, se situam em zonas de falésias instáveis, monitorizadas pela Agência Portuguesa de Ambiente, entidade que está a elaborar um estudo para estabilização do local”.
Ao desmentir a órgão de comunicação social diz a autarquia que o edifício que se diz estar a ser construído é, na verdade, um prédio “cuja construção se iniciou ainda nos anos 60 do século XX, e cuja fachada está a ser pintada pelo condomínio”.
“A Câmara Municipal de Sesimbra lamenta que numa altura em que grande parte dos municípios estão a fazer um grande esforço para ajudar as populações e para manter as infraestruturas e empresas locais a funcionar haja um órgão de comunicação que se dedique a transmitir informação deste género, contribuindo para semear a desinformação e para dificultar os trabalhos de todos os que tentam ajudar os afetados no terreno”, escrevem ainda.
Notícia atualizada às 14h39 de 2 de fevereiro de 2026