19 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Conheça a Figura e o Facto do Ano de 2022 em Sesimbra

Conheça a Figura e o Facto do Ano de 2022 em Sesimbra

Conheça a Figura e o Facto do Ano de 2022 em Sesimbra

O Setubalense passa o ano em revista, escolhendo as figuras e os factos do ano em todos os concelhos

 

Figura do Ano

- PUB -

Bia Baeta

A cozinheira e empresária sesimbrense afirmou-se no ano passado, depois de ter obtido grande notoriedade com o destaque que conseguiu no programa Master Chef, da televisão portuguesa. Entrou no programa televisivo ainda no final de 2021, mas foi em 2022 que teve grande visibilidade. Depois dessa prestação na televisão, Bia Baeta tem participado em vários eventos, sempre a divulgar Sesimbra e a gastronomia local, à base do peixe.

A sua mais recente realização é a criação de uma empresa de catering bastante criativa, denominada ‘Sesimbra na Boca’, mais uma vez relacionada com a sua terra-natal e com a promoção dos produtos tradicionais locais. Bia Baeta é “pexita” (natural de Sesimbra) e criada na vila com estreita ligação à restauração, através do restaurante da família.

- PUB -

 

Facto do Ano

Combate à poluição subaquática vale recordes do Guiness

- PUB -

A cada vez maior preocupação com as questões ambientais colocou Sesimbra no mapa dos recordes do Guiness. No dia 24 de Setembro, foi estabelecido o recorde do Guiness do maior número de mergulhadores presentes numa acção de limpeza subaquática.

Durante 12 horas 597 mergulhadores certificados ajudaram a limpar o fundo do mar. Em simultâneo foi fixado um segundo recorde do Guiness, com a maior exposição subaquática do mundo, que reuniu 150 fotografias. Sesimbra foi o local escolhido para estas iniciativas, promovidas pela associação Oceanum Liberandum, por ser considerada uma das melhores zonas do país para a prática do mergulho. A organização reforçou o envolvimento local com o apoio da Câmara Municipal, do Clube Naval de Sesimbra e várias escolas de mergulho.

 

Conheça AQUI as figuras e os factos do ano de 2022 nas restantes categorias

As figuras do ano no distrito de Setúbal – na região e em cada um dos concelhos, incluindo Odemira, por fazer parte do Litoral Alentejano – são uma escolha da redacção do jornal O SETUBALENSE.

O jornal publica todos os anos, ao início do ano, uma edição especial sobre as figuras e os factos que marcaram o ano anterior. Este ano esta edição foi publicada, em papel, no dia 27 de Fevereiro de 2022. Se não conseguiu obter o seu exemplar contacte o jornal pelo telefone 265094354.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -