27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSesimbraGres Corvo de Prata vai sambar ao som do enredo “Portugal Brasil,...

Gres Corvo de Prata vai sambar ao som do enredo “Portugal Brasil, uma história de emoções”

Vão ser lembradas figuras que estiveram ligadas aos dois países, como Amália Rodrigues, Carmen Miranda, Eusébio e Pelé  

- PUB -

“Solta o grito é gol, vem comemorar / Unindo as bandeiras num só coração / Corvo de Prata é pura emoção / (…) Portugal e Brasil unidos vão brincar o Carnaval”. É o início do enredo do samba “Portugal Brasil, uma história de emoções”, com que a Escola Gres Corvo de Prata, da Quinta do Conde, vai agitar avenidas de Sesimbra e da freguesia. E começa ao ritmo de Olé, olé, olé olá.

A mais nova escola de samba do concelho de Sesimbra, formada a 21 de Junho de 2011 (13 anos), vai este ano desfilar com 120 elementos e, como diz o presidente da escola, João Marquês, só uma questão de tempo para organizar as alas impediu de chegar aos 200 passistas. Com oito alas e bateria, o primeiro desfile é na tarde de sábado, 10 de Fevereiro, na avenida principal da Quinta do Conde, e à noite o segmento da bateria vai estar em Alhos Vedros.

No domingo, dia 11, a Gres Corvo de Prata desfila às 15h00 na Marginal da Praia, em Sesimbra, e repete na segunda-feira à noite. Entretanto, a bateria e alguns passistas vão estar na Moita com uma escola de samba local.

- PUB -

Ainda no domingo, o Mestre Sala da escola, que irá vestir as cores da bandeira do Brasil, e a Porta Bandeira, com as cores de Portugal, vão estar no programa da SIC, Domingão.

São os dias imparáveis do Carnaval em Sesimbra que, este ano, vão ver a Escola Gres Corvo de Prata, com participantes que vão dos cinco anos de idade até aos 80 anos, trazerem para a avenida figuras que, de alguma forma, ligaram Portugal e o Brasil

“Transmitindo uma mensagem de paz”, como diz o presidente da escola, vai ser lembrada a chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil. Também Amália Rodrigues que teve grandes ligações à Terra de Vera Cruz será lembrada, assim como Carmen Miranda. E passando da música para o futebol, nas alas vão ser recordados os craques Eusébio e Pelé.

- PUB -

Sobre o enredo “Portugal Brasil, uma história de emoções”, revela João Marquês que foi escolhido entre outras três ou quatro hipóteses. “A escolha foi partilhada entre os carnavalescos e vingou a ideia de lembrar aquilo que Portugal e o Brasil têm em comum”.

Com crianças vestidas em trajes da Nazaré e outras de Iemanjá, há ainda baianas a representar os Santos Populares, na escola que vai desfilar nas cores de azul ao laranja, passando pelo preto e prata.

Entretanto, a partir de hoje, já deverá ser possível assistir ao vídeo promocional da Escola Gres Corvo de Prata e, “como inovação”, diz o presidente da escola, “num dos cantos do vídeo há uma janela com uma pessoas a dizer a letra do enredo em língua gestual. Somos um grupo familiar e de amigos que se preocupa também em ser inclusivo”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -