28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalSesimbraFolia carnavalesca já começou a encher a vila com brilho e muita...

Folia carnavalesca já começou a encher a vila com brilho e muita música

Desfiles de escolas e grupos de samba, cortejo dos palhaços, cavalhadas e cegadas. Ritmos do samba já chegaram a Sesimbra

 

- PUB -

Os ritmos do samba, os sons animados do Carnaval e os passos de dança dos mais pequenos aos graúdos já se sentem nas ruas da vila sesimbrense. A altura mais festiva do ano está de volta e o Carnaval de Sesimbra já está na rua.

Costurados os fatos, acabados os ensaios, as bandas estão afinadas e os passos sabidos na ‘palma do pé’ para que os próximos dias sejam de muita festa – e, espera-se, que nem a chuva possa estragar os desfiles e cortejos. As freguesias estão totalmente envolvidas numa mão cheia de dias, que já começaram a espalhar magia pelas ruas, e que, à semelhança dos outros anos, vão perturbar pontualmente o trânsito em algumas artérias da cidade, informações que estão disponíveis no site oficial da Câmara Municipal de Sesimbra.

Programa dos próximos dias

- PUB -

Desde este domingo, com os vários ensaios, que a vila sesimbrense foi invadida pela folia carnavalesca e assim vai continuar até dia 17 de Fevereiro. Na continuidade das comemorações sai à rua, pelas 10h30, o desfile dos estabelecimentos de Educação e Ensino, na Avenida 1.o de Maio, na Quinta do Conde.

Na sexta-feira realiza-se novamente o desfile dos estabelecimentos de Educação e Ensino, desta vez, na Avenida da Liberdade, no Largo 5 de Outubro e na Avenida João da Luz. A festa vai estender-se pela noite dentro, com começo marcado para as 22h00, onde a música ambiente de Carnaval vai percorrer toda a Marginal de Sesimbra. Depois, a Praça da Califórnia e o Largo da Marinha são invadidos, a partir das 00h00 de domingo, pelos DJ Paulo Trindade e o DJ Mark Soul, respectivamente. Até às 4h00 está garantida animação musical.

Já no sábado a festa começa logo cedo com o concurso infantil de fantasias de Carnaval, na Fortaleza de Santiago (11h00), pelas 14h30 as Cegadas, e pelas 15h00 o desfile de Carnaval na Quinta do Conde – que passa pelo Largo da Feira Festa, a Rua Sacadura Cabral, a Avenida Principal e o Largo do Mercado Municipal. Segue-se então o desfile do Grupo Feminino de Afro-axé Tripa Mijona pela Avenida 25 de Abril, a Rua da Fortaleza e a Avenida dos Náufragos. Até às 21h30 as cegadas vão passar pelas Pedreiras, na Aldeia do Meco e na Lagoa de Albufeira. A partir das 22 horas segue-se música com Luís Taklin e Banda (Praça da Califórnia), Banda Axé Maré (Largo da Marinha) e animação dos DJs André Howard (Praça da Califórnia) e Paulo Trindade (Largo da Marinha).

- PUB -

Domingo estará recheado com o desfile das escolas e grupos de samba sesimbrenses, um momento que culmina pelas 16h00 com as cegadas que passaram pelo Grupo Desportivo
União da Azoia (16h00), a Pastelaria O Mel da Manhã, Zambujal de Baixo (17h00), e, o Restaurante Alfa em Alfarim (21h30). À semelhança dos outros dias a animação musical fica, a partir das 00h00, a cargo do DJ Paulo Trindade (Praça da Califórnia), e do DJ João Dias (Largo da Marinha).

A segunda-feira (dia 12) será marcada pelo tradicional Cortejo de Fantasias de Palhaço – que passará, a partir das 15h00, na Praça da Califórnia, na Avenida 25 de Abril, na Rua da Fortaleza e no Largo da Marinha. Durante a tarde voltam as cegadas e espera-se depois, a partir das 00h00, um espectáculo musical com Jéssica Xaveiro e BateRateria e Moleques do
Samba, sendo que até às 04h00 as ruas serão do DJ André Howard e do DJ Paulo Trindade. Na terça-feira o programa decorre apenas durante a tarde com o desfie das escolas e grupos de samba (14h30) – pela Avenida 25 de Abril, Rua da Fortaleza e Avenida dos Náufragos –, as cavalhadas (15h00 – no Largo das Forças Armadas, em Alfarim), e, as cegadas (17h00 – no Pavilhão Desportivo de Alfarim).

O programa tem o penúltimo dia marcado para quarta-feira (dia 14) com o enterro do bacalhau, pelas 21h30 na Vila de Sesimbra, e o último dos dias, sábado (17) está planeado acontecerem, no Cineteatro Municipal João Mota, as cegadas, indicado para os maiores de 6 anos e com bilhetes a 3 euros.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -