27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSesimbraInauguração marca nova vida no Clube Sesimbrense

Inauguração marca nova vida no Clube Sesimbrense

Clube, que completa 164 anos no dia 02 de Fevereiro, tem nova cafetaria e um programa para ganhar nova vida. Direcção que tomou posse em Dezembro está apostada na revitalização do Sesimbrense

 

- PUB -

 

O Clube Sesimbrense, que faz 164 anos no próximo dia 02 de Fevereiro, inaugurou no sábado uma nova cafetaria no salão nobre (piso 1) e apresentou o programa “Há vida no clube”, que está a começar pelas mãos da nova direcção da colectividade.

- PUB -

Todos os sócios e não sócios que se deslocaram às instalações foram recebidos por música ao vivo e por uma sala totalmente renovada para a ocasião.

“Nos últimos quatro anos temos estado a trabalhar para hoje conseguirmos fazer esta inauguração no salão nobre com esta dinâmica e com esta visão um pouco mais ampla e aberta à sociedade”, disse a Sofia Mendes, presidente do Clube Sesimbrense, perante as pessoas que compareceram à inauguração da cafetaria que agora se situa no primeiro piso do espaço. As obras no local foram financiadas por receitas extraordinárias do clube o apoio do empreiteiro que realizou as obras.

Sofia Mendes e os restantes membros da direcção, que tomaram posse em Dezembro, durante a inauguração falaram sobre o objectivo principal que é abrir o clube um pouco mais à sociedade e juntar os sócios mais novos aos mais antigos. Para tal foi criado o projecto “Há vida no clube”.

- PUB -

Este projecto aposta numa programação desportiva e cultural dos “8 aos 80 anos”. Para além desta apresentação e da inauguração da cafetaria está patente até 20 de Fevereiro uma exposição fotográfica. Esta pode ser vista no salão nobre que estará aberto, a partir de segunda-feira, das 12:00 às 19:00, para quem quiser ir até à cafetaria ou aproveitar a tranquilidade do espaço para estudar ou desfrutar das actividades a serem dinamizadas no local pois todos poderão aproveitar o clube da melhor forma.

“A nossa intenção é termos uma exposição todos os meses”, refere Sofia Mendes, a primeira mulher a ser escolhida para o lugar de presidente em 164 anos de existência do clube.

O Clube Sesimbrense anteriormente era mais fechado, elitista e direccionado apenas para cavalheiros. A entrada das mulheres não era permitida mas isso acabou e Sofia Mendes foi eleita presidente desta instituição.

“Só isso é um passo e uma demonstração que os sócios mais antigos estão abertos a estas novas ideias e a estas novas dinâmicas que temos apresentado”, diz Sofia Mendes que quer trazer mais dinamismo ao clube com uma proposta alargada de actividades socioculturais, desportivas e culturais.

Algumas das ideias a serem implementadas no clube são noites de cinema temáticas, seguidas de palestras sobre a película visionada; “leituras trocadas” (projecto existente nas antigas cabines telefónicas em Lisboa. Quem quisesse requisitar um livro para ler em casa ou mesmo no clube teria que doar outro) ou a interligação do clube com outras associações ou empresas. “São ideias que vão demorar. Não são ideias para implementar já para a próxima semana ou para o próximo mês”, conta Sofia Mendes sobre os projectos que pretende ver implementados no Clube Sesimbrense.

Algumas das actividades que o clube já tem a decorrer são as aulas de música, danças de salão ou aulas de zumba (dadas por Alexandra Lima e Kenny), já existentes. Todas as aulas decorrerão no salão nobre do Clube Sesimbrense.

O Clube Sesimbrense foi fundado em 1853. A 02 de Fevereiro faz 164 anos mas a data só será assinalada a 05 de Fevereiro, pelas 15:00, com uma sessão solene. Nessa sessão vai ser referido o facto de pela primeira vez na história o clube ter uma mulher na direcção e como tal foram convidadas a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Catarina Marcelino, e a Presidente da Assembleia Municipal de Sesimbra, Odete Graça, para realizarem pequenas palestras sobre a igualdade de géneros o papel da mulher.

Para o Carnaval foram apresentadas várias novidades como a realização de bailes com a presença de um DJ, samba de gafieira ou o aluguer de mesas para quem queira passar a noite de Carnaval no Clube Sesimbrense.

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -