12 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Papillon e T-Rex são cabeças de cartaz da festa de final de ano lectivo e Festival Liberdade no Seixal

Papillon e T-Rex são cabeças de cartaz da festa de final de ano lectivo e Festival Liberdade no Seixal

Papillon e T-Rex são cabeças de cartaz da festa de final de ano lectivo e Festival Liberdade no Seixal

O grande dia está marcado para 15 de Junho onde muitas centenas de jovens da região vão partilhar alegria e experiências

T-Rex e Papillon são os cabeças de cartaz da festa de final do ano lectivo 2023-2024, uma edição que vai decorrer no mesmo dia do Festival Liberdade que se realiza a 15 de Junho, a partir das 10h00, no Parque Urbano da Quinta da Marialva, em Corroios. No Palco Carlos Paredes vão ainda actuar os finalistas do Canta! – Concurso Interescolas de Talentos Musicais e de Apresentador, o grupo musical da Escola Secundária de Amora e o projecto Clave da Escola Secundária Manuel Cargaleiro. A entrada é livre.

- PUB -

Para o presidente da Câmara do Seixal, Paulo Silva, iniciativas como estas demonstram as políticas da autarquia que “valorizam os jovens do concelho e da região”, assim como a “aposta no futuro dos mesmos”. Por isso realça ser com “imensa satisfação” que o Seixal recebe o Festival Liberdade, uma iniciativa organizada pela Associação de Municípios da Região de Setúbal e os concelhos associados: Alcácer do Sal, Alcochete, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal.

O autarca sublinha ainda que este é um evento “com e para a juventude, que valoriza e promove as suas ideias e projectos e que potencia o debate sobre as políticas de juventude na região e no País”. A isto acrescenta que “é com a maior satisfação que vemos os jovens do concelho do Seixal – finalistas do Canta! e bandas de escolas secundárias – a pisarem o palco principal do evento” e, desta forma, darem-se a conhecer aos milhares de jovens que vão participar no evento”.

A 9.ª edição do Festival Liberdade conta com o envolvimento de cerca de 250 jovens na sua construção e de mais de meia centena de iniciativas, nas áreas da música, dança, teatro, artes visuais e desporto, promovidas pelos jovens da região de Setúbal e pelo movimento associativo juvenil. Todas as iniciativas decorrem em diferentes espaços da Quinta da Marialva, que funcionará até às duas da manhã.

- PUB -

No Espaço Juventude vão acontecer cerca de doze actuações, entre teatro, música, e dança de diferentes estilos, performances de arte urbana, entre outras. No Espaço Igualdade, é esperada uma grande dinâmica, com a participação de doze jovens DJ que terão a oportunidade de mostrar sua criatividade e habilidade em entreter o público durante o festival. Por sua vez, pelo Palco Paz vão passar oito projectos musicais oriundos dos concelhos associados da AMRS, a representarem e celebrarem a diversidade musical existente nestes municípios.

O programa integra também a mostra Arte em Liberdade dedicada às artes visuais, onde os visitantes vão ter oportunidade de ver diversas obras criadas por jovens artistas, enquanto no Espaço Desporto vai ser possível participar em diferentes actividades desportivas, das mais radicais às mais tradicionais, organizadas pela Associação All aBoard, pela Federação das Colectividades do Distrito de Setúbal, pelo município do Seixal e movimento associativo juvenil.

No recinto vai decorrer ainda a Mostra Associativa que irá contar com cerca de duas dezenas de estruturas associativas que representam a diversidade da juventude na região, entre as quais juventudes partidárias, associações de estudantes, culturais e pela promoção da cidadania e da paz.

- PUB -

Um dos grandes objectivos do festival que, este ano, tem como tema “50 anos do 25 de Abril, a Juventude e o Associativismo”, é “proporcionar espaços debate e partilha de experiências entre as estruturas associativas de juventude”, assim, no Espaço Juventude, entre as 10h30 e as 13h00, realiza-se o Encontro do Movimento Associativo Juvenil da Região de Setúbal que vai permitir o debate e partilha de experiências entre as estruturas associativas de juventude com a discussão e aprovação de resoluções sobre os desafios enfrentados pelos jovens e o associativismo.

A abertura do Espaço Juventude conta com a apresentação de um excerto da peça “Palavras de Abril”, dinamizada pelo grupo de teatro Artes e Magia do Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho.   

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -