19 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Navios eléctricos começam a navegar entre Seixal e Lisboa a partir de Julho

Navios eléctricos começam a navegar entre Seixal e Lisboa a partir de Julho

Navios eléctricos começam a navegar entre Seixal e Lisboa a partir de Julho

Fase de testes de conexão entre todos os equipamentos já foi iniciada

Os navios eléctricos da Transtejo Soflusa (TTSL) deverão entrar em funcionamento na ligação Seixal-Cais do Sodré a partir de Julho, disse à agência Lusa a empresa de transporte fluvial.

- PUB -

Em Janeiro, a empresa indicou que o “Cegonha Branca” deveria começar a operar na ligação entre Seixal e o Cais do Sodré, em Lisboa, no final de Abril.

Contudo, questionada pela Lusa sobre o ponto de situação da entrada em funcionamento da nova frota eléctrica, a Transtejo Soflusa explicou que, “tratando-se de um projecto tecnológico totalmente inovador e pioneiro, sujeito a licenciamento por diversas entidades, os trabalhos de instalação do posto de carregamento no Terminal Fluvial do Seixal mostraram-se um pouco mais morosos do que o inicialmente previsto”.

Agora, a empresa prevê que a entrada em operação dos navios eléctricos na primeira ligação fluvial, Seixal – Cais do Sodré, aconteça durante o mês de Julho, tendo já sido iniciada a fase de testes de conexão entre todos os equipamentos (postos de carregamento e navios).

- PUB -

Na resposta enviada à agência Lusa, a empresa explicou ainda que as tripulações continuam em formação, prevendo-se que as viagens experimentais sejam retomadas em meados de Junho.

Estas viagens poderão ser realizadas a bordo de qualquer um dos três primeiros navios eléctricos já recebidos pela TTSL – “Cegonha-Branca”, “Garça-Vermelha” e “Flamingo-Rosa”.

Além disso, adiantou ainda a empresa, também já estão em Lisboa o “Ibis-Preto”, desde 21 de Abril, bem como o “Tarambola-Dourada”, descarregado hoje no Porto de Lisboa.

- PUB -

A empresa prevê que sejam entregues mais dois navios eléctricos durante este ano, sendo os restantes três entregues em 2025.

A Transtejo Soflusa SA é responsável pela ligação fluvial entre o Seixal, Montijo, Cacilhas, Barreiro e Trafaria/Porto Brandão, no distrito de Setúbal, e Lisboa.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -