Até 7 de Julho vão ser exibidos filmes que se encontram fora do radar da regular circulação
O IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema está de volta ao Seixal, com exibições no Auditório Municipal do Fórum Cultural. Começa esta terça-feira, 5 de Julho, e vai até dia 7, com destaque para três longas-metragens, assim como para o IndieJúnior que traz um programa de curtas-metragens destinado ao público infantil.
Para Joaquim Santos, presidente da Câmara Municipal do Seixal, o “IndieLisboa é mais do que um simples festival de cinema, pois trata-se de uma oportunidade única para assistir a autênticas obras-primas da sétima arte”.
Com o Festival Internacional de Cinema, o concelho do Seixal “torna-se, cada vez mais, uma referência cultural a todos os níveis”. Sendo que este tipo de iniciativas “atraem públicos diferenciados, o que só prestigia o município, tendo este ano a grande novidade de apresentar um programa especialmente destinado ao público infantil”, comenta o presidente.
Na 19.ª edição, este festival prossegue no objectivo de divulgar e exibir obras que se encontram fora do radar da regular circulação de filmes, moldada pela produção e exibição dominantes. Todos os anos são exibidas mais de 270 películas, atraindo público e profissionais de cinema de todo o mundo.
Em relação ao IndieJúnior, este procura ser um contributo para a literacia cinematográfica da faixa mais jovem de espectadores e para a formação de novos públicos, através da exibição de um programa de curtas-metragens.
Nas noites de 5, 6 e 7 de Julho, é ainda de destacar “Love, Deutschmarks and Death”, de Cem Kaya, filme vencedor da Secção IndieMusic; “Sonne”, de Kurdwin Ayub, película que integrou a Secção Silvestre e “Ghost Song”, de Nicolas Peduzzi, documentário que integrou a Competição Internacional do festival.
Para o público infantil, destaque para a exibição de “O Ar e o Mar”, destinado a crianças com mais de 10 anos, nas tardes de 6 e 7 de Julho.
A programação completa do IndieLisboa 2022 está disponível em cm-seixal.pt. A entrada nestas sessões é livre, mediante reserva prévia em cm-seixal.pt/agenda.