19 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Edição 2024 do Kid’s Guernica reuniu milhares de alunos e professores no Seixal em nome da Paz

Edição 2024 do Kid’s Guernica reuniu milhares de alunos e professores no Seixal em nome da Paz

Edição 2024 do Kid’s Guernica reuniu milhares de alunos e professores no Seixal em nome da Paz

O projecto da Associação de Municípios contou com mais de mil trabalhos de alunos; ganhou “Em cada rosto igualdade”, de Palmela

“Em cada rosto igualdade” foi o desenho vencedor da 9.ª edição do projecto Kid’s Guernica, promovido pela Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS), em parceria com os nove município associados, e escolas da região, que terminou em grande festa na Quinta do Serrado, na Amora, concelho do Seixal, onde, na passada sexta-feira, estiveram mais de quatro mil alunos e professores.

- PUB -

A tela exposta no Parque Municipal da Quinta do Serrado, com o desenho que obteve o primeiro prémio, começou a ser pintada na Escola Básica Hermenegildo Capelo, em Palmela, entre 8 e 22 de Maio, e foi finalizada já no recinto da festa. As autoras deste trabalho seleccionado pelo juri como o melhor foram as alunas do 9.º da turma E deste estabelecimento de ensino: Luísa Prata, Mariana Pereira, Maria Clara Campos e Sara Lopes, que foram acompanhadas pela professora Sandra Pinto.

Para esta grande tela, com as dimensões originais da que foi pintada por Pablo Picasso, a preto e banco, sobre o bombardeamento à cidade Guernica, durante a Guerra Espanhola, concorreram 1 035 trabalhos, tendo sido também premiado o desenho das alunas do 2.º ciclo do ensino básico do 6.º A da Escola Básica Pedro Nunes, concelho de Alcácer do Sal: Inês da Conceição, Maria Joana Pereira, Raquel Assunção, com as professoras Teresa Abranches, Susana Semião e Alzira José, com o trabalho “Feminismo”.

Na sexta-feira, receberam também o prémio, correspondente ao terceiro lugar, as alunas do 12.º ano da turma G da Escola Secundária Michel Giacometi, concelho de Sesimbra, com o desenho “50 anos do 25 de Abril”; foram Alice Peres, Clara Figueiredo, Mara Ferreira, Maria Leonor Ferreira, que tiveram a ajuda da professora Lina Chora.

- PUB -

“O Kid’s Guernica pretende transmitir aos jovens os valores da cultura pela defesa da Paz. Valores essenciais, mais ainda num tempo em que vemos guerras a alastrarem pelo mundo”, disse Paulo Silva, presidente da Câmara do Seixal e secretário da AMRS, durante a entrega de prémios aos três trabalhos vencedores.

Na mesma intervenção, o autarca comunista lembrou as “14 mil crianças da Palestina massacradas”, na guerra entre Israel e Hamas na faixa de Gaza. Apontou ainda a guerra que a Rússia levou à Ucrânia, e as que estão a acontecer em África e América. “É importante transmitir aos jovens que os conflitos têm de se resolver pela via pacífica; temos de evoluir para a Paz mundial, nunca pela via belicista”.

Paulo Silva realçou ainda que a edição deste ano, além de sublinhar os valores da Paz, foi dedicada aos 50 anos do 25 de Abril de 1974. A Revolução dos Cravos que “trouxe a Paz a Portugal que [antes dessa data] estava envolvido em três guerras contra povos de países africanos que apenas lutavam pela sua autodeterminação. O 25 de Abril [de 1974] pôs fim a essas guerras. Essa é também a mensagem de Paz que o projecto Kid’s Guernica transmite aos jovens de hoje”.

- PUB -

E, a finalizar a sua intervenção, o presidente da Câmara do Seixal focou que o projecto colectivo da AMRS, que reúne os concelhos Alcácer do Sal, Alcochete, Grândola, Palmela, Montijo, Santiago do Cacém, Seixal, Sesimbra e Setúbal, está “unido em transmitir os valores da Paz aos jovens para se conseguir um futuro melhor”.

Palavras reafirmadas por Fernando Pinto, presidente da Câmara Municipal de Alcochete e vice-presidente da AMRS, que na entrega de prémios do Kid’s Guernica, realçou que este é um projecto “revelador dos desafios que o futuro nos inspira e reserva”. Valores como a “Liberdade, Fraternidade e Solidariedade” que se “inserem nos valores do 25 de Abril” os quais “têm de ser reafirmados todos os dias”.

O autarca socialista de Alcochete alertou ainda que é preciso “combater os movimentos populistas que nos dias de hoje invadem o nosso país, também a Europa e todo o mundo”. E, dirigindo-se aos jovens, focou que, actualmente, “estamos a viver momentos particularmente difíceis, momentos que não pensávamos atravessar nos tempos mais próximos. Depois de uma pandemia, temos as guerras das palavras, da usurpação dos direitos gerais da expressão da liberdade”. Por isso, “estamos hoje aqui de uma forma tão livre, solidária e impregnada de princípios e valores, este é um bem que não podemos deixar em mão alheias”.

Como mensagem final, realçou que os menos novos “têm uma esperança incrível nas gerações mais jovens”, e vincou: “Não desistam de lutar por aquilo em que acreditam, não desistam de sonhar no que querem para vocês próprios e para as vossas famílias, continuem sempre a sonhar, porque cada vez que o homem sonha ‘o mundo pula e avança’ [como bola colorida entre as mãos de uma criança], numa alusão    ao poema “Pedra filosofal”, de António Gedeão, nome literário, pseudónimo, do professor de físico-química Rómulo de Carvalho. “Contamos convosco, jovens, para levar a bom porto este fantástico País, que é Portugal”, acrescentou Fernando Pinto.

Na entrega dos prémios, além dos presidentes Fernando Pinto e Paulo Silva esteve também o presidente da Câmara de Sesimbra, Francisco Jesus, e as vereadoras Helena Ribeiro, de Alcácer do Sal, Maria João Camolas de Palmela, Maria João Macau, do Seixal e Carla Guerreiro da Câmara de Setúbal. Também presente esteve Sofia Martins secretária-geral da AMRS.

Trabalhos revelam imensa qualidade afirma o júri

Joana Tomé, designer, Jorge Pé Curto, artista plástico e Pedro Soares, fotografo, constituíram o júri da 9.ª edição do projecto Kid’s Guernica que analisaram e avaliaram os 1 035 trabalhos apresentados por cerca de cinco mil alunos, acompanhados por professores, das escolas públicas dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e secundárias dos concelhos que integram a Associação de Municípios da Região de Setúbal.

Foram desenhos feitos sobre papel tipo A2, à proporção reduzida do quadro Guernica com 349 centímetros de altura de altura por 776,5 centímetros de comprimento, uma das obras mais famosas de Pablo Picasso, pintada a óleo em 1937, que é uma “declaração de guerra contra a guerra e um manifesto contra a violência”.

“Os trabalhos tiveram imensa qualidade”, recorda Jorge Pé Curto sobre a edição 2024 do projecto Kid’s Guernica. “Participo em algumas edições desta iniciativa, por isso já não tenho grandes surpresas sobre os trabalhos apresentados, mas a escolha dos melhores nunca é fácil”.

Sobre o método para a decisão do júri, o artista plástico revela que a primeira fase passou por seleccionar os trabalhos que não reuniam as condições necessárias, a partir daí “a exigência aumentou e a escolha foi mais difícil até se chegar a um consenso”.

Também para Pedro Soares é de destacar a “imensa qualidade dos trabalhos”, apesar da organização do espaço na ‘tela’ nem sempre fosse a melhor. Mas, sobretudo, realça a expressão ‘artística’ dos alunos, com a ajuda dos professores. “Com esta idade, crianças e jovens, surpreendentemente conseguem ter capacidade de apresentarem desenho e colorido com base no abstracto; terem um domínio da cor que revela algum conhecimento sobre o efeito estético e sensível”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -