30 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalSeixalA Barraca leva a cena no Seixal luta pela igualdade entre mulheres...

A Barraca leva a cena no Seixal luta pela igualdade entre mulheres e homens

De Mary para Mary”, numa encenação de Maria do Céu Guerra, fala sobre a pioneira do pensamento feminista que reclama direitos

- PUB -

Com encenação de Maria do Céu Guerra, este sábado, 13 de Janeiro, o palco do Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal, recebe a peça “De Mary para Mary”, de Paloma Pedrero, numa interpretação da companhia A Barraca.

Com início às 21h30, a peça sobre Mary Wollstonecraft (1759-1797), pioneira do pensamento feminista, conta sobre uma mulher que se atreveu a reclamar a igualdade entre mulheres e homens num tempo em que a própria ideia de igualdade era inadmissível.

Gravemente doente na sequência do parto, sofre de uma febre puerperal aguda, e no delírio da febre, Wollstonecraft acredita estar a dar uma conferência, lê-se na sinopse de ”De Mary para Mary”. Contudo, o seu único público é a sua filha recém-nascida, que virá a ser a aclamada escritora Mary Shelley, autora de um dos clássicos da literatura mundial: “Frankenstein”.

- PUB -

Considerado um texto comovente, dramático, poético, político, pedagógico, neste espectáculo Wollstonecraft diz à sua filha e a quantas mulheres e homens a escutarem: “Não permitas nunca que te façam comer o pão amargo da dependência. Luta, luta para seres tu própria. E não temas nunca o que os outros possam pensar”.

Sobre esta peça, comenta o presidente da Câmara do Seixal, Paulo Silva, que esta é “mais uma incursão teatral de enorme qualidade e que nos remete para um tema intemporal: a igualdade entre mulheres e homens”.

O custo do ingresso é de 10 euros, com desconto de 50% para jovens até 25 anos, reformados, munícipes, trabalhadores das autarquias do Seixal, profissionais do espectáculo e para a companhia Teatro da Terra, em bilhetes adquiridos na bilheteira do Fórum Cultural do Seixal.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso
- PUB -